Biblioteca Municipal recebe Workshop de Discalculia

15 Novembro 2016

INICIATIVA DESTINA-SE A PAIS, ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE

“Discalculia: Conhecer para Intervir” é o tema do workshop que terá lugar no dia 23 de novembro, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso. Com início pelas 14h30, a atividade tem como objetivo dar a conhecer e ajudar a prevenir esta perturbação neurológica, que afeta a capacidade de aprendizagem das crianças na área da matemática.

No próximo dia 23 de novembro, entre as 14h30 e as 17h30, a Biblioteca Municipal de Santo Tirso recebe o workshop “Discalculia: Conhecer para Intervir”. Orientada pela Professora Inês Salgado Rodrigues e realizada em parceria com o Agrupamento das Escolas D. Dinis, a iniciativa visa aprofundar o conhecimento de um tema pouco abordado pela comunidade onde se insere, sendo por isso dirigida a profissionais de educação e saúde, pais e encarregados de educação.

A discalculia trata-se de uma perturbação neurológica que afeta a capacidade de aprendizagem dos mais novos na área da matemática, tal como a dislexia afeta a sua capacidade de aprendizagem nas áreas da leitura e da escrita. Sendo este um problema que afeta muitas crianças, este workshop procura explicar e informar a população sobre o assunto, principalmente os profissionais que lidam de perto com esta realidade.

Durante a iniciativa, será abordado o funcionamento cerebral no processo de aprendizagem da Matemática, bem como identificadas as características dos alunos com esta perturbação. O workshop integra ainda a análise das principais características da discalculia, assim como estratégias de intervenção e pedagógicas indispensáveis e facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem da matemática.

A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia.