Preço da fatura do lixo em Santo Tirso não sobe em 2017

27 Dezembro 2016

CÂMARA MANTÉM VALOR DO SERVIÇO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS PELO QUARTO ANO CONSECUTIVO

Pelo quarto ano consecutivo, a população de Santo Tirso não vai ser sujeita a uma subida do valor da fatura com o serviço do lixo. A decisão do executivo municipal em manter os preços em vigor desde 2014 foi revelada na reunião de câmara da última quinta-feira.

A Câmara Municipal de Santo Tirso vai manter os preços que vigoram desde 2014, no que diz respeito à fatura com o serviço de lixo no concelho. Pelo quarto ano consecutivo, a população do município não vai ser sujeita a uma subida no valor da fatura de resíduos urbanos, a par da continuação das tarifas sociais para os agregados familiares mais desfavorecidos.

“Sempre estivemos conscientes das dificuldades em que mergulharam os agregados familiares do concelho de Santo Tirso, quando a crise que se abateu sobre Portugal atingiu o seu pico, entre 2013 e 2015. Comprometemo-nos, por isso, a aliviar os orçamentos das famílias, por via de um conjunto de medidas de natureza social, nomeadamente a manutenção do tarifário da recolha e transporte dos resíduos sólidos urbanos”, explicou o presidente da Câmara, Joaquim Couto, na reunião de Câmara da última quinta-feira.

As famílias carenciadas vão ver reduzida a fatura do lixo em 70 por cento, , já os reformados com rendimentos que não ultrapassem o Salário Mínimo Nacional, vão beneficiar de uma redução de 50% na tarifa do lixo.

A proposta de tarifário para o próximo ano mereceu já uma avaliação considerada “BOA” pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), no que diz respeito ao indicador “Acessibilidade económica”. Este indicador mede o rendimento disponível de cada família de Santo Tirso para fazer face às despesas com o serviço do lixo. Avaliada a capacidade económica dos agregados familiares de mais baixos rendimentos acederem ao serviço de recolha e tratamento dos resíduos sólidos urbanos, a ERSAR considerou o tarifário apresentado pelo Município de Santo Tirso como adequado ao contexto socioeconómico da população do concelho.

A avaliação feita pela entidade reguladora mostra, assim, que o tarifário em vigor desde 2014 é amigo das famílias e, ainda segundo a ERSAR, conduz a uma desejável recuperação de custos com o serviço para o Município, numa lógica de equilíbrio do princípio utilizador-pagador.

“Podemos afirmar que o princípio do utilizador-pagador foi melhorado a partir da entrada em vigor do novo serviço de recolha de resíduos sólidos e limpeza urbana, em 2015, no âmbito do qual o Município de Santo Tirso obteve uma poupança de 100 mil euros/ano. Para além disso, este serviço possibilitou a melhoria do serviço prestado à população do concelho, com o aumento da área de limpeza urbana e da recolha de lixo, para além do reforço de contentores em diversas freguesias”, conclui o autarca.