'Peixe:Avião' atuam no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves

14 Março 2017

“SONORIDADES” REGRESSA NO PRÓXIMO DIA 18 DE MARÇO, PELAS 22H00

Os “Peixe:Avião” são o segundo nome de cartaz do festival “Sonoridades”, promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso. Referenciados como um dos coletivos de maior destaque da música moderna portuguesa, a banda atua no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, no próximo dia 18 de março, pelas 22h00.

Considerada uma das bandas de maior destaque da música moderna portuguesa, os “Peixe:Avião” atuam no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, no próximo dia 18 de março. A banda sobe ao palco pelas 22h00, assinalando o segundo concerto do “Sonoridades”, festival dos novos valores da música nacional, promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com a 1Bigo.

Constituídos por André Covas, José Figueiredo, Luís Fernandes, Pedro Oliveira e Ronaldo Fonseca, os “Peixe:Avião” foram criados no verão de 2007, na cidade de Braga, e rapidamente conquistaram a atenção da imprensa nacional através do promissor EP “Finjo a Fazer de Conta Feito peixe: avião”. Desde então, a sua carreira tem sido pautada por um crescimento constante suportado pelos álbuns 40.02 (Rastilho records, 2008), Madrugada (PAD, 2010) e Peixe:avião (PAD, 2013).

Com o disco homónimo, foram nomeados para os Prémios Impala, que reconhecem os melhores discos independentes europeus do ano, juntamente com Boards of Canada, Nick Cave e Sigur Rós. A Blitz atribuiu-lhes o 2º lugar na lista dos melhores álbuns nacionais de 2013 e foram várias publicações especializadas que lhes atribuíram o 1º lugar na lista dos melhores discos de 2013, entre as quais a Vodafone FM e o jornal Expresso. Em 2014 compuseram música original para o clássico Ménilmontant de Dimitri Kirsanoff, filme de 1929, após encomenda do Curtas Vila do Conde-Festival Internacional de Cinema. Em 2016, regressaram aos discos com Peso Morto (PAD), no qual aprofundam o caminho aberto pelo disco homónimo de 2013.

Os bilhetes para os concertos do “Sonoridades” podem ser adquiridos no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves e na Loja Interativa de Turismo de Santo Tirso.