Santo Tirso promove poesia nos autocarros e comboios

20 Março 2017

AMANHÃ, PELAS 9H12, A PARTIDA É FEITA DA ESTAÇÃO DE VILA DAS AVES E PELAS 14H00 PARTE DAS CALDAS DA SAÚDE DE TUST

O Dia Mundial da Poesia, que se comemora amanhã, dia 21, vai ser assinalado pelo Município de Santo Tirso, em parceria com as escolas do concelho, na linha de comboio Santo Tirso-Porto/Porto-Santo Tirso, e no percurso de autocarro entre as Caldas da Saúde/Santo Tirso. As iniciativas estão inseridas no programa “Poesia Livre” que arrancou a 9 de março e que termina dia 26. A edição deste ano é dedicada a Manuel Alegre.

Às 9 horas e 12 minutos a próxima paragem é: Poesia. Numa viagem de comboio desde a estação de Vila das Aves, Santo Tirso, até à estação de S. Bento, os alunos da Escola Básica da Ponte celebram o Dia Mundial da Poesia com declamações de poemas aos passageiros. Uma viagem de ida e volta, na qual se contará com mais poesia.

Da parte da tarde, pelas 14h00, será a vez dos alunos do Instituto Nun’Alvres “apanharem” a boleia dos Transportes Urbanos de Santo Tirso (TUST) e declamarem poesia no percurso que liga as Caldas da Saúde à Central de Camionagem de Santo Tirso. Neste espaço, pelas 14h30, decorrerá um pequeno concerto, mais uma vez dedicado à poesia.

Estas são apenas duas das iniciativas que marcam a programação deste ano da iniciativa Poesia Livre, promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso, em articulação com as diversas instituições do concelho. As escolas, explica Joaquim Couto, presidente da autarquia, “são um parceiro privilegiado na nossa programação, uma vez que é necessário sensibilizar a comunidade escolar para a importância da poesia”.

As comemorações do Dia Mundial da Poesia arrancaram a 9 de março e terminam no próximo dia 26. “E o grito se fez verbo” dá o mote à edição deste ano, onde o poeta Manuel Alegre é o poeta homenageado.