Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Município

O Município de Santo Tirso integra-se na Área Metropolitana do Porto, ocupando uma área geográfica de transição entre o Grande Porto, o Vale do Ave e o Vale do Sousa, com uma área de 132,6Km2.

É limitado pelos municípios de Vila Nova de Famalicão e Guimarães a norte, por Vizela, Lousada e Paços de Ferreira a este, por Valongo a sul e pela Trofa e Maia a oeste.

Desde a reorganização administrativa de 2013, que procedeu à agregação de várias freguesias, o Município passou a ser constituído por 14 freguesias.

Os vales do Ave e Vizela a norte, o vale do Leça a sul e a serra da Assunção a nascente caraterizam a morfologia do território municipal.

Nos vales do Ave e Vizela persiste um povoamento mais intenso e interligação da função habitacional com outras funções, nomeadamente atividades industriais, serviços e equipamentos. O povoamento é disperso e resulta de uma ocupação de tipo linear ao longo das estradas e vias públicas. Nesta área, onde reside cerca de 75% da população do concelho, localizam-se os principais aglomerados urbanos do Município como a cidade de Santo Tirso, sede do concelho, e as vilas de Vila das Aves, Vila Nova do Campo, S. Tomé de Negrelos, Roriz, Rebordões e Vilarinho.

No Vale do Leça, o povoamento é mais nucleado, embora apresente também alguma dispersão com ocupação de tipo linear ao longo das principais estradas e vias públicas, implantado geralmente a meia encosta e com caraterísticas mais rurais. São dominantes a ocupação agrícola no vale e os povoamentos florestais.

Em termos de acessibilidades e transportes, Santo Tirso é servido pelas autoestradas A3 e A41, pelas estradas nacionais EN 105, EN 104, EN 204, pelas estradas regionais ER207 e ER 319, pela linha de caminho-de-ferro Porto/Guimarães, com estações de passageiros na cidade de Santo Tirso e em Vila das Aves, e ainda por uma central de transportes rodoviários localizada na sede do Município.

 

Município em números:

População residente

Densidade populacional

Grupos etários

Famílias total

Alojamentos total

Edifícios total

0 a 14 anos

15 a 64 anos

65 ou + anos

71530 (n.º)

523,6 hab/km2

9882 (n.º)

49316 (n.º)

12332 (n.º)

24986 (n.º)

29741 (n.º)

21930 (n.º)

Fonte: INE, Censos 2011
Partilhar
ColorAdd Icone