Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

União de Freguesias de Areias, Sequeirô, Lama e Palmeira

A União de Freguesias de Areias, Sequeirô, Lama e Palmeira, que resultou da reorganização administrativa de 2013, com uma área de 10,3 Km2, localiza-se na parte norte do Município de Santo Tirso.

É limitada a norte, a este e a oeste pelo município de Vila Nova de Famalicão e a sul pelo rio Ave e pela união de freguesias de Santo Tirso, Couto (S. Cristina e S. Miguel) e Burgães.

O território desta União de Freguesias, localizado na margem direita do rio Ave, carateriza-se por um tipo de povoamento rural, disperso ao longo da rede viária, interligando a função habitacional com serviços e alguma indústria.  

Apresenta um povoamento mais concentrado ao longo da EN 204 com um centro urbano consolidado junto ao Instituto Nun’Alvres e às Termas das Caldas da Saúde que contribuíram para fixação de atividades de caraterísticas urbanas e para o desenvolvimento de uma centralidade local. Concentra alguns equipamentos e serviços, salientando-se a Unidade de Saúde Familiar das Caldas da Saúde.

Como pontos de interesse patrimonial, cultural e paisagístico, destacam-se o Instituto Nun’Alvres, em especial a sua biblioteca e capela da autoria do arquiteto Fernando Távora, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, algumas antigas quintas agrícolas e o Parque de Lazer e Capela de Nossa Senhora da Torre.

 

União Freguesias em números:

População residente

Densidade populacional

Grupos etários

Famílias total

Alojamentos total

Edifícios total

0 a 14 anos

15 a 64 anos

65 ou + anos

6795 (n.º)

659,7 hab/km2

866 (n.º)

4693 (n.º)

1236 (n.º)

2355 (n.º)

2800 (n.º)

2369 (n.º)

Fonte: INE, Censos 2011
Partilhar
ColorAdd Icone