Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Vila Nova do Campo

A freguesia de Vila Nova do Campo, que resultou da reorganização administrativa de 2013, com a união das anteriores freguesias de S. Martinho do Campo, S. Salvador do Campo e S. Mamede de Negrelos, possui uma área de 9,59 Km2 e localiza-se no Vale do Ave, na parte nordeste do Município de Santo Tirso.

É limitada a norte pelo rio Vizela (tendo na margem oposta o município de Guimarães), a este pela freguesia de Vilarinho, a sul pelos municípios de Lousada e Paços de Ferreira e a oeste pela freguesia de Roriz.

Localizada na margem esquerda do rio Vizela, carateriza-se por um tipo de povoamento disperso ao longo da rede viária, interligando a função habitacional com serviços e com uma significativa atividade industrial localizada junto às linhas de água.

A concentração de várias unidades industriais de grande dimensão, contribuiu para a consolidação e desenvolvimento do aglomerado urbano da vila, onde se localizam vários prédios de habitação de tipologia multifamiliar, serviços e equipamentos dos quais se destacam a Escola Básica de S. Martinho do Campo e a Unidade de Saúde Familiar Nova Saúde.

Este território possui ainda áreas agrícolas na zona baixa e povoamento florestal nas zonas mais elevadas da encosta.

Os principais acessos rodoviários são feitos através da EM 644 e da Via Intermunicipal que liga aos municípios de Vizela e Guimarães.

Como pontos de interesse patrimonial, cultural e paisagístico destacam-se a Ponte de Negrelos sobre o rio Vizela, de origem romana, as igrejas de S. Martinho do Campo, de S. Mamede de Negrelos (antiga) e de S. Salvador do Campo, algumas antigas quintas agrícolas e o Parque de Lazer da Quinta do Olival.

 

União Freguesias em números:

População residente

Densidade populacional

Grupos etários

Famílias total

Alojamentos total

Edifícios total

0 a 14 anos

15 a 64 anos

65 ou + anos

6809 (n.º)

709,3 hab/km2

973 (n.º)

4849 (n.º)

987 (n.º)

2277 (n.º)

2247 (n.º)

1958 (n.º)

Fonte: INE, Censos 2011
Partilhar
ColorAdd Icone