Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

União de Freguesias de Santo Tirso, Couto(S. Cristina e S. Miguel) e Burgães

A União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (S. Cristina e S. Miguel) e Burgães, que resultou da reorganização administrativa de 2013, agrega as anteriores freguesias de Santo Tirso, S. Cristina do Couto, S. Miguel do Couto e Burgães, com uma área de 25,22 Km2.

Encontra-se na transição do Vale do Ave para o Vale do Leça e, conjuntamente com a união de freguesias de Areias, Sequeirô, Lama e Palmeira, constitui o perímetro da cidade de Santo Tirso, sede do Município.

É limitada a norte pelo rio Ave e pela união de freguesias de Areias, Sequeirô, Lama e Palmeira, a este pelas freguesias de Rebordões e de Monte Córdova, a sul pelas união de freguesias de Carreira e Refojos e união de freguesias de Lamelas e Guimarei e a oeste pelos municípios da Trofa e de Vila Nova de Famalicão.

Localizada quase na totalidade na margem esquerda do rio Ave, este território carateriza-se por um povoamento denso e estruturado, apresentando uma malha urbana consolidada no centro da cidade, onde para além de prédios de habitação em tipologias multifamiliares se localizam diversos serviços e equipamentos de escala municipal e regional.

Na zona oeste da cidade localiza-se o acesso à A3, tendo na envolvente a principal concentração empresarial do município que se foi fixando através de diversos loteamentos industriais, dos quais se salienta o loteamento industrial municipal de Fontiscos. Existem ainda algumas unidades industriais mais antigas implantadas junto ao rio Ave.

Em termos de acessibilidades e transportes, a cidade de Santo Tirso é servida pela A3, EN 105, EN 104, EN 204 e ER 309 e pela linha de caminho-de-ferro Porto/Guimarães, com um edifício de passageiros, e por uma central de transportes rodoviários.

Como pontos de interesse patrimonial, cultural e paisagístico destacam-se o Mosteiro de Santo Tirso, classificado como Monumento Nacional, a Casa e Quinta de Dinis de Cima e a Casa e Quinta de Dinis de Baixo, classificadas como Imóveis de Interesse Público, a Capela de Santa Cruz, classificada como Monumento de Interesse Público, o Museu Municipal Abade Pedrosa e o Museu Internacional de Escultura Contemporânea, a Fábrica de Santo Thyrso, o centro da cidade com edifícios e praças de interesse arquitetónico e urbanístico e ainda algumas quintas envolventes da zona urbana e parques urbanos, nomeadamente o Parque Urbano da Ribeira do Matadouro e o Parque Urbano de Rabada, ligado ao centro da cidade pelo Percurso das Margens do Ave, passeio pedonal e ciclável na margem do rio com cerca de 1,4 km de extensão.

 

União Freguesias em números:

População residente

Densidade populacional

Grupos etários

Famílias total

Alojamentos total

Edifícios total

0 a 14 anos

15 a 64 anos

65 ou + anos

21490 (n.º)

852,1 hab/km2

2832 (n.º)

14698 (n.º)

3960 (n.º)

7646 (n.º)

9265 (n.º)

5664 (n.º)

Fonte: INE, Censos 2011
Partilhar
ColorAdd Icone