Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Centro de Qualificação e Ensino Profissional (CQEP)

 
A Câmara Municipal de Santo Tirso assinou, a 2 de junho de 2014, um protocolo de cooperação com o Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo, no âmbito da criação do Centro para a Qualificação e o Ensino Professional (CQEP) de Santo Tirso. Para a autarquia, o aumento da oferta formativa reveste-se de uma importância especial, até pelo sucesso que a iniciativa Novas Oportunidades alcançou em Santo Tirso.

Para a Câmara Municipal de Santo Tirso, nas palavras do seu Presidente, “A educação e a formação assumem um papel extremamente relevante no tecido social e empresarial”.

Os Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) vêm substituir os já extintos Centros Novas Oportunidades (CNO) e têm como função informar, orientar e encaminhar os jovens e adultos que procurem uma formação escolar e/ou profissional, uma integração qualificada no mercado de trabalho e/ou certificar as suas competências adquiridas ao longo da vida, através do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências.

O CQEP de Santo Tirso é uma estrutura do Sistema Nacional de Qualificações, que tem como entidade promotora o Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo, e que assume um papel determinante na construção de pontes entre os mundos da educação, da formação e do emprego, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.

O CQEP de Santo Tirso destina-se a todos os que procuram uma qualificação, tendo em vista o prosseguimento de estudos e/ou uma transição/reconversão para o mercado de trabalho:

- Jovens com idade igual ou superior a 15 anos ou, independentemente da idade, a frequentar o último ano de escolaridade do ensino básico;

- Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com necessidades de aquisição e reforço de conhecimentos e competências.

O CQEP de Santo Tirso presta os seguintes serviços:

- Apoia os jovens e os adultos na identificação de respostas educativas e formativas adequadas ao seu perfil, considerando também as necessidades do tecido empresarial;

- Desenvolve processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) escolares e profissionais, para adultos;

- Colabora na construção da rede de ofertas educativas e formativas adequadas às necessidades locais de qualificação;

- Monitoriza o percurso dos jovens e adultos encaminhados para as diferentes soluções de qualificação;

- Recolhe informação respeitante à interação entre os resultados das aprendizagens dos jovens e dos adultos e o mercado de trabalho.

O CQEP de Santo Tirso assegura as seguintes etapas de intervenção:

1. Acolhimento
2. Diagnóstico
3. Informação e Orientação
4. Encaminhamento
5. Reconhecimento e Validação de Competências (para adultos)
6. Certificação de Competências (para adultos)

Para mais informações, consulte: http://www.cqepdesantotirso.com/

Partilhar
ColorAdd Icone