Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Programa Mimar

imagem

A Câmara Municipal de Santo Tirso arrancou, em dezembro de 2013, com um programa destinado à ocupação dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, durante as interrupções letivas.

O Programa MiMAR foi idealizado e concebido pela Câmara Municipal de Santo Tirso para ir ao encontro das necessidades dos pais e encarregados de educação no acompanhamento e formação dos seus educandos nos períodos de interrupção letiva, desempenhando uma dupla função: educativa e social.

Por um lado, o Programa MiMAR pretende ocupar de forma lúdica, criativa e pedagógica os alunos do 1º ciclo do ensino básico, das escolas da rede pública, - (crianças dos 6 aos 10 anos) - durante as férias do Natal, Páscoa e Verão (mês de Junho), das 9h00 às 17h30, contribuindo para o desenvolvimento integral da criança e para a promoção de estilos de vida saudáveis, pois proporciona experiencias enriquecedoras e diversificadas.

Por outro lado, é inegável a sua vertente social, ao constituir-se como um programa gratuito de apoio às famílias, que carece apenas de inscrição prévia, e que oferece o almoço aos alunos mais carenciados que beneficiam de ação social escolar.

O MiMAR apresenta uma programação diversificada e enriquecedora, com atividades educativas, culturais, desportivas e recreativas, adequadas à época do ano e organizadas em oficinas temáticas, a destacar: cinema, música, espetáculo de rock, pintura, artes plásticas, pastelaria, chocolate, dança, jogos tradicionais, golf, karaté, desporto radical, química divertida, informática, exploração da natureza, ambiente, adornos e adereços, visitas ao património local, exploração das profissões, saúde, caça ao tesouro e ida à praia.

Para que os alunos do 1º ciclo do ensino básico possam participar neste programa, os seus pais e encarregados de educação deverão formalizar a sua inscrição, quando esta se encontra aberta, através da plataforma SIGA (http://siga.edubox.pt) ou dirigindo-se ao balcão de atendimento da Câmara Municipal de Santo Tirso.

A partir do ano letivo 2014/2015, a Câmara Municipal de Santo Tirso entendeu apostar no alargamento destas políticas inclusivas de apoio às duas unidades de multideficiência existentes no município. Dirigidas a crianças com necessidades educativas especiais, associadas a situações de mobilidade reduzida, o programa tem integrado diversas atividades, desde sessões de música, atividades de hipoterapia; terapia assistida com cães; passeio no parque para descoberta de sensações, cheiros, sabores e texturas; musicoterapia; visitas ao CAID e relaxamento com Terapias Orientais.

 

 

 

 

Partilhar
ColorAdd Icone