Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Banco de Livros

 

A Câmara Municipal de Santo Tirso, ciente da atual conjuntura socioeconómica e, simultaneamente, da premente necessidade de sensibilizar a população para a adoção de comportamentos ecológicos, tem a funcionar desde maio de 2015 um Banco de Livros.

O Banco de Livros promovido pela Câmara Municipal, localizado na Central de Camionagem, funciona como um espaço aberto que possibilita a circulação e a partilha de livros escolares e outros.

O Banco de Livro não tem a propriedade dos livros que lhe são confiados. Apenas promove a partilha dos livros entre as partes interessadas, ou seja, recebe e entrega mediante os interesses e necessidades de quem o procura, sem qualquer custo ou obrigatoriedade de dádiva ou devolução.

Esta iniciativa tem como principal objetivo apoiar os jovens e as famílias na aquisição de manuais escolares, de forma a reduzir os encargos familiares através da troca de livros, recebendo manuais escolares usados e disponibilizando-os, gratuitamente, a quem deles necessite.

O Banco de Livros funciona não só para livros escolares, mas também livros de ação, infantis, juvenis, romances, informativos e muitos outros.

O processo de levantamento de livros doados, além de ser gratuito, não implica qualquer tipo de documentos ou necessidade de identificação. A única condição é que os livros estejam em bom estado.

Pretende-se com esta lógica de reciprocidade, inerente ao projeto, sensibilizar toda a população para a responsabilidade social e ambiental de todos os cidadãos.

Em suma, os principais objetivos desta iniciativa são:

- Contribuir para o esbatimento das desigualdades no acesso aos recursos educativos;

- Favorecer a igualdade de oportunidades na obtenção de sucesso escolar;

- Promover a adoção de comportamentos de reutilização e reciclagem;

- Contribuir para formação de um sentido de responsabilidade social e consciência cívica.

 

O Banco de Livros promovido pela autarquia está associado ao Movimento Pela Reutilização de Livros Escolares (www.reutizar.org) e, neste sentido, subscreve os seus princípios.

O Movimento pela Reutilização dos Livros Escolares é um movimento nacional de cidadãos que promove a criação e a divulgação de bancos de recolha e partilha gratuita de livros escolares em todo o País, assente na máxima de que reutilizar é ainda melhor do que reciclar. O objetivo deste movimento é tornar a reutilização de livros escolares uma prática Universal em Portugal.

Santo Tirso faz assim parte do 1/3 dos municípios do país que dispõem de Banco de Livros permitindo aos munícipes partilhar os seus livros entre si e gratuitamente, o que representa uma grande economia para as famílias, trazendo benefícios económicos, sociais e culturais para todos.

No final do mês de dezembro de 2015 o Banco de Livros contava com 6000 Livros, sendo que na sua maioria eram Manuais Escolares, 30 CDS de Multimédia e 60 revistas.

 

Informações Úteis:

 

Morada

Central de Camionagem

Rua das Rãs, 4780-642 Santo Tirso

Contacto(s)

252 859 615

Endereço eletrónico

de@cm-stirso.pt

Horário de Funcionamento

Das 09:00 às 19:00 horas

De segunda a sábado

www.reutizar.org

 https://www.facebook.com/Movimentopelareutilizacaodoslivrosescolares

Partilhar
ColorAdd Icone