Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Projeto Educativo Municipal

Projeto Educativo Municipal (PEM) de Santo Tirso é um documento orientador que pretende referenciar, congregar e potenciar a ação educativa e formativa do território, no qual as pessoas e as instituições se revejam.

Surgiu de um desafio lançado pela Área Metropolitana do Porto, em 2012, aos então 16 municípios, com o objetivo último de contribuir para a construção do Projeto Educativo Metropolitano, relevante para a definição de um compromisso ao nível de políticas e estratégias educativas locais.

A Universidade Católica Portuguesa apoiou os municípios na construção do PEM, através de um processo de consultoria que ocorreu de setembro de 2012 a dezembro de 2013.

A construção do PEM de Santo Tirso decorreu de novembro de 2012 a julho de 2013, num processo de coautoria com os parceiros educativos locais e recorrendo à metodologia de investigação-ação, assente num conjunto de fases que se desenvolvem de forma contínua e que se resumem à sequência: diagnóstico, plano de ação, execução e avaliação. Assim sendo, o PEM é um documento dinâmico e em constante atualização.

Como corolário deste processo participativo, que envolveu todos os agentes socioeducativos do concelho, este documento foi apresentado publicamente no dia 3 setembro de 2013, com as principais linhas definidoras da estratégia educativa local para os próximos dois anos.

Em novembro de 2013, o plano de ação assente em sete eixos prioritários de intervenção foi redefinido, englobando os contributos do novo executivo municipal e indo ao encontro das prioridades municipais, ainda que respeitando o contributo prévio dos agentes educativos locais. Consequentemente a 2ª versão do plano de ação concretiza-se em cinco eixos de intervenção: Sucesso Escolar e Valorização do Potencial Humano; Emprego, Empreendedorismo e Competitividade; Diálogo Social e Cidadania; Recursos, Equipamentos e sustentabilidade e Coesão Social.

A 10 de dezembro de 2013 o PEM de Santo Tirso foi aprovado em reunião da câmara municipal e a 20 de dezembro do mesmo ano foi aprovado em assembleia municipal.

Uma das metas deste documento orientador era a constituição do Conselho Municipal de Educação, criado recentemente, e que passa a ter como missão desenvolver uma política educativa que represente os interesses de todos e na qual as pessoas e as instituições se revejam, nomeadamente envolver e corresponsabilizar a comunidade pela execução do PEM.

Este é um projeto de construção, desenvolvimento e de melhoramento contínuos que, como tal, integrará diferentes fases de execução. Neste momento, encontra-se a decorrer a fase de implementação da 2.ª versão do seu plano de ação.

O envolvimento e a participação de todos são fundamentais para que Santo Tirso se afirme enquanto cidade educadora.

 

Projeto Educativo Municipal

2.ª Versão do Plano de Ação do PEM

Partilhar
ColorAdd Icone