Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Santo Tirso, Cidade Educadora

 

O movimento das Cidades Educadoimagem.pngras teve início no ano de 1990, em Barcelona, onde um grupo de cidades, com o objectivo de trabalhar conjuntamente em projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes, outorgou uma série de princípios, sintetizados na Carta das Cidades Educadoras, assumindo-os como modelo de atuação.

O pedido de adesão do Município de Santo Tirso à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), e por inerência à Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE), foi concretizado em 4 de novembro de 2010, vindo a ser aceite e ratificado em Assembleia Geral de 18 de março de 2011.

Nessa sequência, o Município de Santo Tirso firmou o compromisso de, através das suas políticas, procurar desenvolver as suas potencialidades educativas, contribuir para o debate e partilha de ideias, problemáticas e experiências entre as cidades educadoras e colaborar com os restantes parceiros nos projetos de estudos e atividades a desenvolver neste âmbito.

Este propósito não tem vindo a ser descurado, tendo sido várias as participações realizadas pelo nosso município desde a referida adesão:

 

  • CONGRESSOS INTERNACIONAIS DA AICE

     

- XII Congresso Internacional (Changwon, 25 a 29 abril de 2012)

Tema:“Educação Verde, Educação Criativa”

O Município de Santo Tirso apresentou uma das 14 experiências portuguesas selecionadas, num total de 120 a nível mundial, com o título “Santo Tirso, município Eco XXI”.

 

- XIII Congresso Internacional (Barcelona, 13 a 16 de novembro de 2014)

Tema: “Uma cidade educadora é uma cidade que inclui”

A experiência do nosso município, com o título “Programa Mimar” foi selecionada de entre mais de 600 candidaturas apresentadas, provenientes de 130 cidades de 20 países diferentes. No cômputo geral, foram 92 as cidades cujas experiências foram selecionadas.

 

  • CONGRESSOS NACIONAIS DA RTPCE

 

- IV Congresso Nacional (Lisboa, 5 a 7 de maio de 2011)

Tema: “A Cidade Educadora e o Ambiente – Problemática Global, Respostas Locais”

A boa prática proposta pelo Município de Santo Tirso relacionada com o projeto “PRU - Parceria para a Regeneração Urbana” viria a ser selecionada.

 

- V Congresso Nacional (Braga, 16 e 17 de maio de 2013)

 Tema: “A Cidade Educadora é a cidade que inclui”

Neste congresso, optamos por dar conhecer as experiências realizadas no âmbito da promoção da igualdade de género – “Incluir Educando: na Esteira da Igualdade de Género na Autarquia de Santo Tirso” –, sob a modalidade de comunicação oral, e da info-inclusão – “net.sobre_rod@s”, com a apresentação de um poster alusivo ao projeto.

 

- VI Congresso Nacional (Almada, 11 a 13 de novembro de 2015)

Tema: “Cidades Participadas, Cidades Adaptadas (áveis)”

Num total 83 experiências candidatadas, seriam aceites para apresentação 54, na qual se inclui ao projeto apresentado pelo nosso município, sob o título “O Rio no Coração da Cidade”.

 

  • ENCONTROS NACIONAIS

 

- Azambuja, 9 de novembro de 2010

Contou com a participação de 29 Municípios. Em representação de Santo Tirso, esteve presente a Vereadora da Educação, Eng.ª Ana Maria Ferreira.

- Miranda do Corvo, 6 de março de 2015

Nesta reunião participaram 23 Municípios, incluindo o Município de Santo Tirso.

- Braga, 3 de julho de 2015

Esta reunião contou com a presença de 55 representantes de 27 Municípios. Do município de Santo Tirso estiveram presentes 3 representantes, incluindo a Vereadora da Educação.

 

  • REUNIÕES DE ASSEMBLEIA GERAL DA AICE

- Turim, 13 de março de 2015

 

  •  GRUPOS TEMÁTICOS

 - Inclusão

Participação em reuniões de trabalho e partilha de informação sobre os projetos municipais desenvolvidas em torno desta temática.

- Democracia e participação

Partilha de informação sobre os projetos municipais desenvolvidas em torno desta temática.

 

  • BOLETINS DA RTPCE

Boletim n.º 15;

Boletim n.º 16;

Boletim n.º 17;

Boletim n.º 18;

Boletim n.º 19;

Boletim n.º 20;

Boletim n.º 21;

 Boletim n.º 22;

Boletim n.º 23;

Boletim n.º 24;

Boletim n.º 25

 

 

 

Partilhar
ColorAdd Icone