Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Parque Urbano da Rabada

O Parque Urbano insere-se numa área de 96.274m2. Está assente numa mata de carvalhos e sobreiros, sobranceira ao Rio Ave.

O projeto assenta na revitalização do espaço através da criação de percursos pedonais, áreas de estadia e lazer.

O objetivo principal é potenciar as características naturais existentes, criando infraestruturas e equipamentos que permitam a fruição dum espaço verde público inserido na Estrutura Verde Urbana da cidade de Santo Tirso e na regeneração da frente ribeirinha do rio Ave.

A reconstituição da galeria ripícola e a estabilização das margens do Rio Ave foram uma das medidas executadas.

Foram construídos percursos pedonais, criadas zonas de merendas, áreas de estadia, um anfiteatro para múltiplas atividades e um lago.

Foram consolidadas as áreas de enquadramento, através da plantação de árvores, arbustos e herbáceas. Foram também utilizadas espécies ribeirinhas e semeado prado.

Estão executadas também as redes de infraestruturas – drenagem, rega, iluminação pública – e a vedação do parque. Foram realizadas as áreas de estacionamento para bicicletas e motociclos, automóveis ligeiros e autocarros. Outra intervenção importante foi a recuperação do património arbóreo existente. As árvores – e são muitos os exemplares notáveis – foram limpas e tratadas.

O parque urbano dispõe também de um café/esplanada, um parque infantil e um circuito de manutenção.

Com a conclusão da área desportiva, o parque urbano passa a permitir e a promover a atividade física ativa e o acesso à prática de diversas modalidades desportivas, quer a nível oficial, quer a nível recreativo.

Reúne assim um conjunto de equipamentos desportivos com valências variadas:
1 Campo de Futebol, que ocupa a maior área, tem pavimento em relva sintética com certificação FIFA, marcações para competições de nível nacional em futebol de onze e futebol de sete. Está equipado com iluminação artificial, que permitirá a realização de treinos e jogos oficiais à noite.
1 Polidesportivo que é composto por três espaços delimitados, que possibilita a prática de futsal, basquetebol, ténis e voleibol de praia.

  • Espaço de Basquetebol que possui pavimento sintético com marcação de 1 campo de basquetebol oficial, permitindo a prática recreativa formal e informal. Os equipamentos estão em conformidade com a normativa europeia UNE-EN 1270.
  • Espaço de Ténis / Futsal que tem pavimento sintético com marcações para 2 campos de ténis oficiais + 1 campo de andebol e futsal oficial. Os equipamentos estão em conformidade com a norma europeia EN 749 (AENOR).
  • Espaço de Voleibol de Praia que comporta um plano de areia com os requisitos para o Voleibol de Praia (partículas arredondadas de diâmetro entre 0,5mm e 1,0mm), marcações para 2 campos de voleibol de praia oficiais, com equipamentos homologados para competição, que servirão para treino ou competição regional, ou um campo central para competições nacionais de voleibol de praia.

Esta área permite ainda a realização de outras atividades desportivas de carácter informal e complementar. Salienta-se também a construção de instalações de apoio que são compostas por 4 vestiários, que possibilitarão a realização de jogos oficiais sequenciados, WC público e instalações técnicas de apoio ao funcionamento do Parque Desportivo.

Numa intervenção mais alargada prevê-se a integração da Estação de Tratamento de Água, que se encontra desativada.

O Parque Urbano de Rabada está agora ainda mais perto do centro da cidade, através da construção do Passeio das Margens do Ave. Tem 1400m de extensão. A recuperação deste espaço abrange uma área de 7.000m2, tendo sido consolidada e reconstituída a galeria ripícola das margens do Ave e criadas áreas verdes de enquadramento e estadia.

Foram construídas áreas de estacionamento e instalações de apoio, bem como a colocação de pesqueiros de madeira para a prática de pesca desportiva e recreativa.

A Câmara Municipal de Santo Tirso está consciente do muito que ainda há a fazer. Um parque nunca é uma obra acabada porque em causa está a revitalização de um espaço verde, em constante evolução.

É um espaço de todos. Para todos!

Horário de Funcionamento do Parque Urbano:

De 1 de abril a 30 de setembro: das 8h30 às 23h00
De 1 de outubro a 31 de março: das 8h30 às 21h00

Horário de Funcionamento das instalações de apoio:

De 1 de abril a 30 de setembro: das 8h30 às 23h00
De 1 de outubro a 31 de março: das 8h30 às 21h00

Partilhar
ColorAdd Icone