Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Equipa de Sapadores Florestais

Atribuída pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ex-Autoridade Florestal Nacional) em Abril de 2008, a Equipa de Sapadores Florestais - SF 06-113 STS, constituída por cinco elementos, resulta de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Santo Tirso e a Associação dos Silvicultores do Vale do Ave (ASVA).

Com este protocolo o Concelho de Santo Tirso dispõe de uma equipa para o exercício das funções de prevenção de incêndios florestais, através de ações de silvicultura preventiva, manutenção e beneficiação de caminhos e de outras infraestruturas florestais, vigilância, primeira intervenção, apoio ao combate, rescaldo e ainda, ações de sensibilização da população para o risco de incêndio florestal e da necessidade da salvaguarda do património florestal.

O Estado concedeu apoios nas áreas da seleção, formação, equipamento e funcionamento.

A equipa, suportada financeiramente pelo ICNF e pela autarquia, tem um papel relevante na defesa da floresta do concelho, quer pelo trabalho de gestão de combustíveis que efetua, quer pela prevenção e sensibilização dos proprietários florestais.

Esta equipa vem ainda reforçar o dispositivo municipal existente, uma vez que a autarquia possui mais equipas de vigilância móvel e primeira intervenção.

Visite o site da ASVA:

http://www.forestis.pt/associadas.aspx?id=56

Partilhar
ColorAdd Icone