Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

ECOXXI

Os municípios que se candidatam ao ECOXXI pretendem ver reconhecidas as boas práticas desenvolvidas em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade.

Para se candidatar ao ECOXXI, o município fornece informação relativa às ações, atividades e políticas de sustentabilidade implementadas no ano anterior, sendo avaliada por um grupo de peritos que integram a Comissão Nacional.

O resultado da candidatura resume-se num índice global percentual de políticas de sustentabilidade segundo o referencial ECOXXI.

Santo Tirso obteve 79%, no total de 21 indicadores de sustentabilidade analisados, destacando-se no Indicador “Cooperação com a Sociedade Civil” e Indicador “Qualidade do Ar e Informação ao Público” onde alcançou a melhor pontuação entre todos os participantes. Outros Indicadores onde Santo Tirso ficou entre os 5 primeiros foram a “Certificação em Sistemas de Gestão da Qualidade”, “Ordenamento do Território e Ambiente Urbano” e “Mobilidade Sustentável”.

Do total de 46 municípios que se candidataram em 2016, Santo Tirso está inserido no grupo dos municípios com Índice ECOXXI ≥ 70% e < que 80%.

As boas práticas de sustentabilidade no concelho de Santo Tirso valeram à autarquia de Santo Tirso atribuição do Galardão ECOXXI pelo 9º ano consecutivo.

Associação Bandeira Azul da Europa

Partilhar
ColorAdd Icone