Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Biblioteca Municipal

imagem

O edifício da Biblioteca Municipal de Santo Tirso foi inaugurado a 18 de novembro de 2000, sendo o projeto de arquitetura da autoria dos arquitetos Pedro Mendo e Maria Manuel Oliveira. Este equipamento pertence à Rede Nacional de Leitura Pública, como uma biblioteca de tipologia bm3. A luz natural e a pedra de xisto são as principais marcas de um edifício, que pretende oferecer espaços agradáveis para que os que o frequentam possam usufruir de todos os serviços com conforto.

A Biblioteca Municipal é composta por dois pisos. No piso 1 localizam-se a receção, o átrio, a seção de adultos e periódicos, o arquivo de fundo local e a sala Dr. Francisco Carvalho Correia. No piso 0 encontra-se a sala audiovisual e multimédia, a sala infantojuvenil, a sala do conto, o ateliê de expressão, o visionamento coletivo e o auditório.

 

Missão da Biblioteca Municipal:

- Fomentar e promover hábitos de leitura nos diferentes públicos da comunidade envolvente;

- Estimular a produção cultural local, contribuindo para fortalecer a identidade da comunidade;

- Proporcionar condições que permitam a reflexão, o debate, o pensamento crítico e o convívio da comunidade;

- Organizar, valorizar e difundir o Fundo Local (autores e obras de/sobre Santo Tirso);

- Colocar à disposição da população informação e documentação em diferentes suportes (livros, periódicos, documentos multimédia);

- Facilitar o acesso às tecnologias digitais e à Internet;

- Promover atividades culturais que conduzam à reflexão, ao debate e incutam o sentido crítico e participativo da comunidade;

- Dinamizar uma programação lúdica que desenvolva a imaginação e a criatividade das crianças e dos jovens e que contribua para a valorização das artes e do conhecimento científico.

Partilhar
ColorAdd Icone