Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Serviços

Leitura no local

A consulta de qualquer documento existente nas salas da biblioteca municipal é livre e sem qualquer restrição. A Biblioteca Municipal integra no seu fundo bibliográfico de livre acesso documentos em diversos suportes, para além de edições em braille. A consulta de documentos reservados, os quais se encontram em acesso restrito, é condicionada e sujeita a autorização.

 

Empréstimo Domiciliário

Sistema de requisição domiciliária de livros. O utilizador pode requisitar a leitura em casa de dois livros por um prazo de quatro dias (no caso dos livros das várias áreas do conhecimento), ou quinze dias (no caso de literatura). Para poder aceder a este serviço, é necessário estar inscrito na Biblioteca Municipal e possuir o respetivo Cartão de Leitor. A admissão como Leitor faz-se mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição, a entrega de uma fotografia, a apresentação do documento de identificação e um comprovativo da residência.

O prazo de empréstimo poderá ser renovado, no local ou telefonicamente, por igual período, desde que não haja em lista de espera outros leitores interessados. A não devolução dos livros no prazo indicado implica o pagamento de uma multa por cada obra e dia em atraso, sendo este valor fixado anualmente pela Câmara Municipal de Santo Tirso. As obras de referência não podem ser objeto de empréstimo.

 

Apoio na Pesquisa

É facultado o apoio especializado para a pesquisa bibliográfica nas salas de leitura quando solicitado pelo leitor. Está igualmente disponível orientação bibliográfica através do e-mail da Biblioteca Municipal ou no apoio ao catálogo coletivo presente online.

 

Fundo Local

A Biblioteca Municipal consagra como uma das suas principais missões a recolha, conservação e tratamento documental de todo o tipo de informação e documentação relativa à história, património e cultural local, pelo que existe uma sala de acesso reservado onde são acondicionados jornais locais, edições do município e edições locais (individuais ou coletivas).

 

Consulta no catálogo coletivo

Consulta informatizada do catálogo coletivo da rede de Bibliotecas de Santo Tirso (Biblioteca Municipal e Centro Cultural de Vila das Aves), através do sítio do município.

 

Cedência de Espaços

A Biblioteca Municipal apoia a dinamização cultural e cívica da comunidade através da cedência de dois dos seus espaços: auditório municipal e do visionamento coletivo. O pedido pode ser realizado através de e-mail ou carta, sendo dirigido ao presidente do município.

 

Acesso às Tecnologias de Informação

Os utilizadores da biblioteca podem utilizar os equipamentos informáticos destinados a uso público, de forma particular e individual, para realizarem as suas pesquisas ou trabalhos, mediante a apresentação do Cartão de Leitor. A sua utilização é gratuita. A Biblioteca Municipal está ainda dotada de sinal wi-fi aberto nos dois pisos, incluindo o auditório, para maior comodidade dos seus utilizadores.

 

Serviço Educativo

A equipa do serviço educativo tem como objectivos principais a promoção e dinamização de atividades lúdico-pedagógicas à volta do livro e da leitura, assegurando uma programação cultural diversificada para diferentes públicos, desde as crianças, jovens e seniores.

Tendo por base o Manifesto da IFLA/UNESCO sobre Bibliotecas Públicas, cabe ao serviço educativo da Biblioteca Municipal de Santo Tirso assegurar as seguintes missões-chave:

• Criar e fortalecer hábitos de leitura nas crianças, desde a primeira infância;

• Apoiar a educação individual e a autoformação, assim como a educação formal a todos os níveis;

• Estimular a imaginação e a criatividade das crianças e dos jovens;

• Assegurar a cada pessoa os meios para evoluir de forma criativa;

• Promover o conhecimento sobre a herança cultural, o apreço pelas diversas artes e pelas

  realizações e inovações científicas;

• Possibilitar o acesso a todas as formas de expressão cultural das artes do espetáculo;

• Fomentar a interculturalidade e a diversidade cultural;

• Apoiar a tradição oral.

 
Edições municipais para venda
 

Na receção da Biblioteca Municipal é possível adquirir as edições da Câmara Municipal relacionadas com a história, cultura e património local, assim como, obras de literatura de autores tirsenses e edições apoiadas pela Câmara Municipal de Santo Tirso. 

 
Partilhar
ColorAdd Icone