Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Centro Interpretativo do Monte Padrão

O Monte Padrão constitui uma das principais referências culturais do concelho de Santo Tirso. O imóvel, pelas características únicas que evidencia, ocupa um lugar de destaque no panorama da arqueologia do norte de Portugal, cujo interesse científico tem vindo a ser patente nos resultados das intervenções arqueológicas realizadas nas duas últimas décadas.
Os elementos crono-estratigráficos identificados documentam uma longa ocupação que tem início no Bronze Final e se prolonga até ao 2º quartel do séc. XVII.

O imóvel localiza-se na freguesia de Monte Córdova, concelho de Santo Tirso, distrito do Porto, a poucos quilómetros a sudeste da sede do concelho. Encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1910, beneficiando de uma Zona Especial de Protecção estabelecida em 2011.

O Centro Interpretativo do Monte Padrão, aberto ao público em Abril de 2008, constitui a pedra basilar do projecto de estudo, musealização e dinamização da estação arqueológica, cujo propósito visa disponibilizar valências de natureza pedagógica, museológica e de apoio ao trabalho de investigação.

Horário

(abril a setembro)

Terça a sexta-feira: 9h00 – 17h30

Sábados, domingos: 14h00 – 19h00

Encerra às segundas-feiras e feriados nacionais.

(outubro a março)

Segunda a sexta-feira: 9h00 – 17h30

Encerra aos feriados nacionais.

Entrada gratuita


Contactos

Centro Interpretativo do Castro do Monte do Padrão
Rua do Castro do Padrão, 137
Lugar de Quinchães
4825-284 - MONTE CÓRDOVA STS
Tel. 252 857303 / E. mail mmap@cm-stirso.pt

Partilhar
ColorAdd Icone