Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Agrela

A freguesia de Agrela, com uma área de 6,99 km2, localiza-se no Vale do Leça, no extremo sul do Município de Santo Tirso.

É limitada a norte pela freguesia Reguenga e pela união de freguesias de Lamelas e Guimarei, a este pelo município de Paços de Ferreira, a sul pelo município de Valongo, e a oeste pela freguesia de Água Longa.

Atravessada pelo rio Leça, esta freguesia carateriza-se por uma ocupação agrícola no vale e florestal na zona da encosta da Serra da Agrela.

As áreas urbanas apresentam uma ocupação de tipologia linear ao longo das vias de comunicação, mais densa e diversificada junto à EN 105, onde para além de edifícios de habitação com predominância para moradias, se concentram alguns serviços, indústria e equipamentos, com destaque para a Escola Básica de Agrela e Vale do Leça. A ocupação urbana mais antiga desenvolve-se ao longo da ER 207.

Como pontos de interesse patrimonial, cultural e paisagístico destacam-se o Lagar de Azeite e a Casa e a Quinta Carneiro Pacheco projeto dos arquitetos Raul Lino e Caldeira Cabral.

 

Agrela em números:

População residente

Densidade populacional

Grupos etários

Famílias total

Alojamentos total

Edifícios total

0 a 14 anos

15 a 64 anos

65 ou + anos

1584 (n.º)

226,6 hab/km2

241 (n.º)

1115 (n.º)

228 (n.º)

511 (n.º)

613 (n.º)

553 (n.º)

Fonte: INE, Censos 2011
Partilhar
ColorAdd Icone