Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Vila das Aves

A freguesia de Vila das Aves, com uma área de 6,16 Km2, localiza-se no Vale do Ave, no extremo norte do Município de Santo Tirso.

É limitada a oeste pelo rio Ave, a norte pelo município de Vila Nova de Famalicão, a este pelo município de Guimarães e a sul pelo rio Vizela, tendo na margem oposta as freguesias de S. Tomé de Negrelos, Rebordões e Roriz.

Esta vila, situada na confluência do rio Ave com o rio Vizela, é o segundo aglomerado urbano mais importante do concelho com uma malha urbana consolidada na zona central, onde se concentram serviços e equipamentos dos quais se destacam a Escola Secundária D. Afonso Henriques, a Escola Básica de Vila das Aves, a Unidade de Saúde Familiar Aves Saúde e o Centro Cultural Municipal de Vila das Aves. Possui, ainda, ocupação industrial mais concentrada na zona norte junto à EM 511.

Em termos de acessibilidades e transportes a vila é servida pela EN 105, suporte à rede de transportes públicos, e pela linha de caminho-de-ferro Porto/Guimarães, com a estação de passageiros de Vila das Aves.

Como pontos de interesse patrimonial, cultural e paisagístico destacam-se a Igreja Matriz, a Capela de Santo André, a Casa e Quinta da Tojela e o parque das termas Amieiro Galego.

 

Vila das Aves em números:

População residente

Densidade populacional

Grupos etários

Famílias total

Alojamentos total

Edifícios total

0 a 14 anos

15 a 64 anos

65 ou + anos

8458 (n.º)

1373,1 hab/km2

1115 (n.º)

5763 (n.º)

1580 (n.º)

3099 (n.º)

3725 (n.º)

2294 (n.º)

Fonte: INE, Censos 2011
Partilhar
ColorAdd Icone