Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Monte Córdova

A freguesia de Monte Córdova, com um área de 16,8 Km2, localiza-se no Vale do Leça, na zona este do Município de Santo Tirso.

A freguesia é limitada a norte pelas freguesias de São Tomé de Negrelos e Rebordões, a este pelo município de Paços de Ferreira, a sul pela união de freguesias de Carreira e Refojos e a noroeste pela união de freguesias de Santo Tirso, Couto (S. Cristina e S. Miguel) e Burgães.

Esta freguesia localiza-se num maciço rochoso de formação granítica, densamente florestado e rico em nascentes e linhas de água. É na serra de Monte Córdova que nasce o rio Leça. O povoamento de matriz rural é formado por núcleos rurais e aglomerados urbanos com maior concentração ao longo da ER 319.

Como pontos de interesse patrimonial, cultural e paisagístico destacam-se o Castro do Monte Padrão e a Serra Hidráulica de Pereiras, classificados como Monumento Nacional e Imóvel de Interesse Público, respetivamente, e ainda o santuário e miradouro de Nossa Senhora da Assunção, de grande significado religioso no culto Mariano. O Carvalhal de Valinhas e as quedas da Fervença no rio Leça são pontos de destaque no património natural que se revela particularmente rico e explorável, através de uma rede significativa de percursos na natureza.

 

Monte Córdova em números:

População residente

Densidade populacional

Grupos etários

Famílias total

Alojamentos total

Edifícios total

0 a 14 anos

15 a 64 anos

65 ou + anos

3958 (n.º)

235,6 hab/km2

649 (n.º)

2766 (n.º)

543 (n.º)

1390 (n.º)

1677 (n.º)

1504 (n.º)

Fonte: INE, Censos 2011
Partilhar
ColorAdd Icone