Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Rebordões

A freguesia de Rebordões, com uma área de 4,21 Km2, localiza-se no Vale do Ave, na parte norte do Município de Santo Tirso. Foi elevada a vila em 1997.

É limitada a norte pelo rio Ave e rio Vizela (tendo na margem oposta a união de freguesias de Areias, Sequeirô, Lama e Palmeira, o município de Vila Nova de Famalicão e a freguesia de Vila das Aves), a este pela freguesia de S. Tomé de Negrelos, a sul pela freguesia de Monte Córdova e a oeste pela união de freguesias de Santo Tirso, Couto (S. Cristina e S. Miguel) e Burgães.

Rebordões situa-se na margem esquerda do rio Ave e do Rio Vizela. É atravessada pela EN 105 e carateriza-se por um tipo de povoamento disperso ao longo da rede viária, intercalando a função habitacional com atividades de caráter industrial e serviços predominantemente localizados à face da estrada nacional.

O território apresenta ainda algumas áreas agrícolas nas cotas mais baixas junto à Ribeira de Rebordões e algum povoamento florestal na encosta.

Como pontos de interesse patrimonial, cultural e paisagístico destacam-se a Ponte de Caniços sobre o rio Ave, que liga esta freguesia ao município de Vila Nova de Famalicão e algumas quintas de antigas explorações agrícolas.

 

Rebordões em números:

População residente

Densidade populacional

Grupos etários

Famílias total

Alojamentos total

Edifícios total

0 a 14 anos

15 a 64 anos

65 ou + anos

3416 (n.º)

811,4 hab/km2

410 (n.º)

2295 (n.º)

711 (n.º)

1201 (n.º)

1456 (n.º)

1252 (n.º)

Fonte: INE, Censos 2011
Partilhar
ColorAdd Icone