Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

PR 1 ST - Histórico Pré-Industrial

Tipo de percurso: Circular de pequena rota

Extensão e Duração: 11,00 Km – 3 a 4 Horas

Grau de Dificuldade: Médio

Âmbito do percurso: Histórico, ambiental, paisagístico, cultural e desportivo

Época aconselhada: Todo o ano

Localização: Carvalhal de Valinhas; Pereiras; Castro do Monte Padrão.

Pontos de Partida / Chegada: Carvalhal de Valinhas; Pereiras; Monte Padrão.

Pontos de Interesse: Serra Hidráulica de Pereiras; Azenhas de Valinhas; Quedas de Fervença; Castro do Monte Padrão; Rio Leça.

Acessos: EN 105 e A3

Informações Gerais: Câmara Municipal – Tel: 252830400 Fax: 252856534

Email: gap@cm-stirso.pt

Bombeiros Voluntários de Santo Tirso: 252 852 491

Bombeiros Voluntários Tirsenses: 252 830 500

PSP: 252 851 635

GNR: 252 808 250

 

Descrição geral

Percurso circular com partida e chegada num dos seguintes pontos: Carvalhal de Valinhas; Pereiras; Capela do Monte Padrão. Este percurso entronca com o “PR 2 ST – Padrão” junto da Quinta de Linhares.

 

Monte Padrão

O Monte Padrão situa-se na margem esquerda do Rio Ave, na Freguesia de Monte Córdova, a poucos quilómetros a Sudeste da Cidade de Santo Tirso. Classificado como Monumento Nacional desde de 1922, o Castro do Monte Padrão foi escavado a primeira vez na década de cinquenta e assumiu, desde então, uma extraordinária importância científica para o estudo do passado longínquo da região. Em 1986, a Câmara Municipal de Santo Tirso e o Serviço Nacional de Arqueologia da Zona Norte, iniciaram um conjunto de ações em vista à proteção, estudo e valorização desta estação arqueológica. A mais antiga ocupação registada no Monte Padrão reporta-se ao Bronze Final, período cronológico, a que genericamente corresponde o período de formação da “Cultura Castreja”.

 

Pereiras

A Serra Hidráulica de Pereiras é um notável exemplo da arquitetura pré-industrial. Dedicada à serração de madeira para uso industrial e doméstico, recorria à força da água para mover o engenho de serrar. Classificada como Imóvel de Interesse Público, irá ser reabilitada, tornando-se um pólo museológico das atividades pré-industriais do Concelho de Santo Tirso.

 

Senhor do Padrão

Pequena capela setecentista localizada no Monte Padrão, onde se conserva uma imagem em granito policromado de Cristo Crucificado. Reza a lenda que esta capela marca o lugar onde esteve implantada a antiga igreja e mosteiro beneditino de Monte Padrão.

 

Azenhas de Valinhas

Com vista a aproveitar a energia da água para moagem dos cereais, para a serração e também para o apisoamento de tecidos, foram-se estabelecendo ao longo dos vários afluentes do Rio Leça moinhos e azenhas. As azenhas de Valinhas possuem um grande valor para compreensão das pequenas atividades económicas de subsistência a nível local.

 

Quedas de Fervença

Lugar pitoresco localizado junto ao Carvalhal de Valinhas, onde as quedas de água apresentam um espetáculo magnífico da Natureza, correndo o Rio Leça célere até estas quedas.

 

Rio Leça

Rio que nasce no Concelho de Santo Tirso, serpenteando pelas freguesias da parte Sul do Concelho, e correndo para o Atlântico, onde desagua junto à cidade de Matosinhos.
Ao longo deste rio de águas límpidas, no seu percurso de montanha podemos observar uma multiplicidade de fauna e flora que coabitam nas suas margens. O Homem desde cedo que o utilizou, podendo encontrar-se vários moinhos e azenhas ao longo do seu percurso distribuídos pelas terras que este rio percorre.

 

Mapa

Partilhar
ColorAdd Icone