Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

PR 2 ST - Padrão

Tipo de percurso: Circular de pequena rota

Extensão e Duração: 12,00 Km – 3 a 4 Horas

Grau de Dificuldade: Médio

Âmbito do percurso: Ambiental, paisagístico, cultural e desportivo

Época aconselhada: Outono; Inverno; Primavera

Localização: Quinta do Américo; Monte Padrão; Couto (Santa Cristina)

Pontos de Partida / Chegada: Santo Tirso (Mina D’Agua) e Igreja de Santa Cristina.

Pontos de Interesse: Quinta do Américo; Quinta de Linhares; Capela de Santo António; Senhor do Padrão; Monte Padrão; Igreja de Santa Cristina.

Acessos: EN 105 e A3

Informações Gerais: Câmara Municipal – Tel: 252830400 Fax: 252856534

Email: gap@cm-stirso.pt

Bombeiros Voluntários de Santo Tirso: 252 852 491

Bombeiros Voluntários Tirsenses: 252 830 500

PSP: 252 851 635

GNR: 252 808 250

 

Descrição geral

Percurso circular com partida e chegada num dos seguintes pontos: Mina D’Água, na Rua Ferreira de Lemos, na Cidade de Santo Tirso e Igreja de Santa Cristina, em Couto (Santa Cristina). Este percurso entronca com o “PR 1 ST – Histórico Pré-Industrial” na Quinta do Américo.


Monte Padrão

O Monte Padrão situa-se na margem esquerda do Rio Ave, na Freguesia de Monte Córdova, a poucos quilómetros a Sudeste da Cidade de Santo Tirso. Classificado como Monumento Nacional desde de 1922, o Castro do Monte Padrão foi escavado a primeira vez na década de cinquenta e assumiu, desde então, uma extraordinária importância científica para o estudo do passado longínquo da região.
Em 1986, a Câmara Municipal de Santo Tirso e o Serviço Nacional de Arqueologia da Zona Norte, iniciaram um conjunto de ações em vista à proteção, estudo e valorização desta estação arqueológica. A mais antiga ocupação registada no Monte Padrão reporta-se ao Bronze Final, período cronológico, a que genericamente corresponde o período de formação da “Cultura Castreja”.

 

Igreja de Santa Cristina do Couto

As primeiras referências à Igreja de Santa Cristina do Couto são antiquíssimas e remonta à constituição da freguesia no século XIII. A Igreja foi ao longo dos tempos restaurada, de que nos chega um relato de Alberto Pimentel, sobre as benfeitorias realizadas neste imóvel por ordem do Conde de S. Bento. A atual Igreja foi alvo de restauro em 1974 apresentando uma arquitetura recente.

 

Senhor do Padrão

Pequena capela setecentista localizada no Monte Padrão, onde se conserva uma imagem em granito policromado de Cristo Crucificado. Reza a lenda que esta capela marca o lugar onde esteve implantada a antiga igreja e mosteiro beneditino de Monte Padrão.

 

Mapa

mapa.jpg
 
 
Partilhar
ColorAdd Icone