Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

PR 4 ST - Abraço

Tipo de percurso: Circular de pequena rota

Extensão e Duração: 12,00 Km – 5 a 6 Horas

Grau de Dificuldade: Médio Alto

Âmbito do percurso: Ambiental, paisagístico, cultural e desportivo

Época aconselhada: Todo o ano

Localização: Santo Tirso; S. João do Carvalhinho; Santa Cruz; Nossa Senhora da Assunção; Abelha.

Pontos de Partida / Chegada: Santo Tirso (Parque de estacionamento da Câmara)

Pontos de Interesse: Santo Tirso; Burgães; Capela de S. João do Carvalhinho; Capela de Santa Cruz; Basílica de Nossa Senhora da Assunção.

Acessos: EN 105 e A3

Informações Gerais: Câmara Municipal – Tel: 252830400 Fax: 252856534

Email: gap@cm-stirso.pt

Bombeiros Voluntários de Santo Tirso: 252 852 491

Bombeiros Voluntários Tirsenses: 252 830 500

PSP: 252 851 635

GNR: 252 808 250

 

Descrição geral

Percurso circular com partida e chegada em Santo Tirso, junto ao parque de estacionamento da Câmara Municipal, tomando as escadas da Quelha da Pêssega em direção à Fonte da Maria Velha, na Rua do Tapado. Segue o percurso até à Lomba onde bifurca para S. João do Carvalhinho e Nossa Senhora da Assunção. 

Decidindo por S. João do Carvalhinho, passa no lugar da Enfermaria, na direção de Burgães, chegando à Capela de S. João do Carvalhinho que se situa no cimo do monte com o mesmo nome. Nesta parte do trilho tem a oportunidade de observar as quintas do “Campo do Linho”; da “Cerdeira”, do “Gil; e várias Alminhas, nichos de uma religiosidade tradicional, que representam uma promessa e homenagem realizadas pela alma de alguém. 

A Capela de S. João do Carvalhinho, cujo orago é S. João, encontra-se localizada num antigo castro romanizado, desfrutando-se de uma bela vista panorâmica do Vale do Ave, permitindo uma observação da cidade de Santo Tirso e do Parque Urbano da Rabada.
O percurso segue em direção a Santa Cruz onde se encontra a Capela com o mesmo nome. Esta construção setecentista possui duas belas imagens representando Nossa Senhora e S. João. Junto a esta encontra-se um belo fontanário, onde se encontra esculpida uma cabeça humana por onde brota a água.

Segue então para Nossa Senhora da Assunção tendo acesso pela Sala de Visitas, já na Mata do respetivo Monte, onde pode apreciar uma vegetação deslumbrante e espaço de lazer.

Basílica de Nossa Senhora da Assunção foi concebida pelo arquiteto Korrodi sob a inspiração romano-gótica com alguns laivos de neo-romantismo. De planta em cruz grega, a sua soberba construção faz lembrar as monumentais basílicas orientais. Encontra-se localizada em lugar de ampla visibilidade no Monte da Assunção. Tutela do alto do monte a cidade de Santo Tirso. 

Daqui desce em direção a Santo Tirso, passando pelo Lugar de Abelha e Lomba, encontrando o percurso na bifurcação que anteriormente nos obrigou a decidir pelo sentido do percurso a tomar.

Santo Tirso situa-se na margem esquerda do Rio Ave, a história desta freguesia prende-se com o Mosteiro Beneditino, cuja fundação remonta do séc. X, hoje classificado Monumento Nacional. A igreja é obra do Séc. XVII, e o autor do seu projeto foi Frei João Torriano. A galeria do coristálo é posterior e nela se encontra hoje custalado o Museu Municipal Abade Pedrosa. A parte antiga do Mosteiro, onde se encontra instalada a Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento, é também digna de visita. São também dignos de visita os jardins públicos da Praça 25 de Abril, Parque D.ª Maria II, Carvalhais, onde se encontram implantadas um conjunto de obras de escultura contemporânea, constituindo-se num Museu Internacional de Esculturas ao Ar Livre.

PR 4 ST - Abraço

Partilhar
ColorAdd Icone