Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Parque Urbano da Rabada

imagemO Parque Urbano insere-se numa área de 96.274 m2. Está assente numa mata de carvalhos e sobreiros, sobranceira ao Rio Ave.

O objetivo principal é potenciar as características naturais existentes, criando infraestruturas e equipamentos que permitam a fruição dum espaço verde público inserido na Estrutura Verde Urbana da cidade de Santo Tirso e no plano de Recuperação das Margens do Rio Ave.

O programa assenta na revitalização do espaço através da criação de percursos pedonais, áreas de estadia e lazer.

Está já em curso a criação de áreas destinadas aos mais pequeninos e circuito de manutenção. Numa intervenção mais alargada prevê-se a integração da Estação de Tratamento de Água, que se encontra desativada.

A reconstituição da galeria ripícola e a estabilização das margens do Rio Ave é também uma das medidas em curso.

Nesta primeira fase foram construídos os percursos pedonais, criadas zonas de merendas, áreas de estadia, um anfiteatro para múltiplas atividades, um lago.
 
Foram consolidadas as áreas de enquadramento, através da plantação de árvores, arbustos e herbáceas. Foram também utilizadas espécies ribeirinhas e semeado prado.

Estão executadas também as redes de infraestruturas – drenagem, rega, iluminação pública – e a vedação do parque. Foram realizadas as áreas de estacionamento para bicicletas e motociclos, automóveis ligeiros, autocarros. Outra intervenção importante foi a recuperação do património arbóreo existente. As árvores – e são muitos os exemplares notáveis – foram limpas e tratadas.

O parque Urbano dispõe também de um café/esplanada.

A Câmara Municipal de Santo Tirso está consciente do muito que ainda há a fazer. Um parque nunca é uma obra acabada porque em causa está a revitalização de um espaço verde, em constante evolução.

Agora está ainda mais perto do centro da cidade, através da ligação pedonal e ciclável criada ao longo do Rio Ave.

A animação cultural, a prática de atividades desportivas, a educação ambiental… a contemplação, o lazer, o estar.

É um espaço de todos. Para todos!
 

O Parque Urbano insere-se numa área de 96 274 m2 sobranceira ao Rio Ave, assente numa mata de carvalhos e sobreiros. O objetivo principal da intervenção consistiu em potenciar as características naturais existentes, criando infraestruturas e equipamentos que permitissem a fruição de um espaço verde público inserido na Estrutura Verde Urbana da cidade de Santo Tirso e no plano de Recuperação das Margens do Rio Ave.

Nesta primeira fase foram construídos os percursos pedonais, criadas zonas de merendas, áreas de estadia, um anfiteatro para múltiplas atividades e um lago. As áreas de enquadramento foram consolidadas, através da plantação de árvores, arbustos e herbáceas. Está prevista a criação de áreas destinadas aos mais pequeninos, áreas de desporto livre e equipamentos de apoio – café/esplanada e o gabinete do parque. Numa intervenção mais alargada prevê-se a integração da Estação de Tratamento de Água, que se encontra desativada. 

Partilhar
ColorAdd Icone