Reformulação do Nó de Frádegas vai avançar

16 Julho 2017

OBRA TERÁ UM INVESTIMENTO DE 1,2 MILHÕES DE EUROS

A Câmara Municipal de Santo Tirso e a Infraestruturas de Portugal (IP) assinaram na passada segunda-feira, 10 de julho, o protocolo de gestão no âmbito da reformulação de interseção da Estrada Nacional 105, naquele que é conhecido como o nó de Frádegas.

Num investimento de 1,2 milhões de euros, sendo 600.000 euros comparticipados pela IP, a reformulação do nó de Frádegas vai contemplar a implantação de uma rotunda de nível com duas vias de entrada em Santo Tirso e duas vias de saída de Santo Tirso. A construção vai ainda implicar a reformulação total do troço de via até ao entroncamento com a ER 319, incluindo a substituição da atual ponte de Frádegas.

Joaquim Couto explicou a importância desta obra na medida em que “ficará reformulada a entrada em Santo Tirso melhorando a acessibilidade e requalificando as ligações à cidade, em particular ao Mosteiro de São Bento onde se localizam os Museus Municipal Abade pedrosa e Internacional de Escultura Contemporânea”.

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso salientou ainda que esta obra “está articulada com o desenvolvimento do projeto de ampliação do Parque do Ribeiro do Matadouro e permitirá compatibilizar a circulação pedonal e rodoviária em condições de segurança”.

Para além do acordo de gestão do nó de Frádegas, a Câmara assinou um outro relativo ao nó do Barreiro, zona de S. Tomé de Negrelos, sendo a obra da responsabilidade da autarquia.

Esteve ainda comtemplada nos protocolos assinados a gestão dos edifícios das Estações de Caminhos de Ferro de Santo Tirso e de Vila das Aves. Este acordo vai subconcessionar a gestão à Câmara Municipal dos espaços que atualmente estão fechados e permitirá um melhor serviço ao público.