Câmara assegura prolongamento de horário nas escolas

20 Setembro 2017

MUNICÍPIO CELEBROU PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO COM ASSOCIAÇÕES DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

Os alunos do pré-escolar do concelho vão continuar a usufruir do prolongamento de horários. A Câmara Municipal de Santo Tirso assinou, na passada quarta-feira, um protocolo de colaboração com as Associações de Pais e Encarregados de Educação das escolas do Município, para a gestão de prolongamento de horários.

“É uma medida que apresenta uma componente de apoio às famílias e permite continuar a responder às suas necessidades, cumprindo assim uma dupla vertente: educativa e social. O prolongamento de horário permite uma maior adequação dos tempos de permanência na escola às atuais necessidades das famílias, e, em simultâneo, permite que sejam períodos extraescolares enriquecedores e favorecedores de um desenvolvimento integral das crianças”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto.

A celebração do protocolo teve lugar no salão nobre dos Paços do Concelho. Com este acordo, os alunos do pré-escolar vão continuar a usufruir do prolongamento de horários, com acompanhamento e apoio adequados, durante os períodos de acolhimento da manhã e após o termo das atividades letivas.

A medida envolve o investimento da Câmara Municipal, cabendo às entidades gestoras dos serviços a contratação de animadores responsáveis pelo desenvolvimento das atividades e componente pedagógica.

O protocolo foi assinado com 25 Associações de Pais e duas Juntas de Freguesia (Água Longa e Vila Nova do Campo). Atualmente, existem 788 crianças afetas à educação pré-escolar em todo o concelho.