João Pateta em cena no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves

09 Outubro 2017

14 DE OUTUBRO, 16H00, ENTRADA GRATUITA

No próximo dia 14 de outubro, pelas 16h00, o Centro Cultural Municipal de Vila das Aves é o palco para o Teatro de Marionetas “João Pateta”. Integrado na iniciativa da Câmara Municipal “Atividades em Família – Pais & Filhos”, o espetáculo contará ainda com uma oficina criativa, ambos dinamizados pela companhia Historioscópio.

A iniciativa “Atividades em Família – Pais & Filhos”, promovida pela Câmara Municipal, traz o teatro de marionetas “João Pateta” ao Centro Cultural Municipal de Vila das Aves. No próximo dia 14 de outubro, pelas 16h00, o espetáculo promete muita diversão, com música ao vivo.

A peça conta a história de uma pobre viúva que vivia com o seu filho João, bom rapaz, mas um tanto simplório, num velho casebre perto da floresta. As gentes da aldeia chamavam-lhe em tom de zombaria o João Pateta. Além dos disparates que o João faz por não compreender bem as instruções da mãe, no meio da sua jornada encontra-se com uma bruxa que o convence a semear uma árvore do dinheiro.

Depois do espetáculo, pelas 16h45, terá lugar uma oficina criativa com o nome “O João, a Mãe e a Bruxa”. A oficina tem como objetivo que os participantes entrem no universo do espetáculo e das formas animadas, fomentando a criatividade. Cada participante constrói uma figura animada simples de uma das personagens da história à escolha. As crianças são então desafiadas a criar as suas próprias histórias a partir da interação entre os personagens uns dos outros, através de dinâmicas de grupo focadas na exploração da voz, do movimento das marionetas e na música.

Teatro e oficina destinam-se a crianças maiores de três anos. Entrada gratuita, sujeita a inscrição prévia através do telefone 252 870 020 ou do e-mail ccva@cm-stirso.pt  e limitada a 25 inscrições.