Mais de 1500 pessoas caminharam pela prevenção do cancro da mama

17 Outubro 2017

CÂMARA MUNICIPAL E LIGA DOS AMIGOS DO HOSPITAL DE SANTO TIRSO PROMOVERAM “CAMINHADA ROSA”

No passado domingo, Santo Tirso juntou-se para a sensibilização do cancro da mama. Promovida pela Liga dos Amigos do Hospital de Santo Tirso, com o apoio da Câmara Municipal, a “Caminhada Rosa” contou com a participação de mais de 1500 pessoas, com o intuito de lembrar a importância da prevenção desta doença.

Um domingo de manhã em tons de rosa, como forma de sensibilização para o cancro da mama. Mais de 1500 pessoas caminharam até ao Parque Urbano Sara Moreira, na “Caminhada Rosa”.

“A palavra cancro pode parecer violenta, mas, no fundo, o que se pretende com esta caminhada é sensibilizar a população para esta doença, para a sua deteção precoce e para a aceitação social. Ainda é necessário quebrar o estigma à volta da palavra e mostrar disponibilidade e apoio em torno dos já tiveram ou têm uma doença cancerígena”, afirmou aos jornalistas o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

O evento serviu ainda para assinalar a iniciativa “Outubro Rosa”, campanha da Liga Portuguesa Contra o Cancro que decorre em todo o país, e contou com uma aula de ginástica de aquecimento na Praça 25 de Abril.

Nuno Carvalho, presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Santo Tirso, destacou a importância de envolver a população neste tipo de causas: “Esta caminhada quer lembrar, sobretudo, que se amanhã houver algum problema na vida destas mulheres, podem contar com uma multidão de pessoas a tentar ajudar, e acho que essa é a lição mais importante que se tira daqui.

Segundo aquele responsável, “é uma grande satisfação ver que há uma comunidade que, de forma desinteressada, se juntou a esta causa”.

A iniciativa terminou com uma largada de balões, no Parque Urbano Sara Moreira.

Caminhada Rosa (4)

Caminhada Rosa (5)