Câmara promove redução de resíduos

15 Novembro 2017

CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL VAI DECORRER, DE 18 A 26 DE NOVEMBRO, POR TODO O CONCELHO

De 18 a 26 de novembro, a Câmara Municipal de Santo Tirso associa-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. A edição deste ano é dedicada ao tema “ Reutilização e Recuperação: dá-lhe uma nova vida!”, e estão programadas várias ações, por todo o concelho, que têm como objetivo sensibilizar a população em geral para a necessidade de redução dos resíduos.

De forma a sensibilizar para a necessidade de reduzir a quantidade, a perigosidade, e o impacto da produção de resíduos, ao longo do ciclo de vida, a Câmara Municipal de Santo Tirso desenvolveu um programa de atividades a levar a cabo durante a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

Sob o mote “Santo Tirso Mais Verde”, a Câmara vai promover uma campanha de sensibilização, dirigida à população em geral, centrada na promoção do serviço gratuito de recolha de resíduos de grandes dimensões e na distribuição de sacos de compras reutilizáveis. Esta ação decorrerá segunda-feira, 20 de novembro, na Feira Semanal de Santo Tirso, quarta-feira, 22, na Feira Semanal de São Martinho do Campo e sábado, 25, na Feira Semanal de Vila das Aves.

Estão ainda previstas duas ações destinadas ao público escolar. Um workshop de papel reciclado, nos dias 20 e 21 de novembro, em que vão participar o Centro Escolar da Ermida, a Escola Básica de Refojos, a Escola Básica de São Martinho do Campo, a Escola Básica de S.Tomé de Negrelos e a Escola Básica de Vila das Aves. De forma a promover a reciclagem de plástico, durante toda a semana várias escolas do 1º ciclo vão responder ao desafio de fazer um mini ecoponto amarelo e os alunos assumir um “termo de compromisso” em como vão lá depositar as embalagens.

“De pano usado a manta tecida” é um projeto que vai contar com a participação de sete IPSS do concelho. O objetivo é a produção de mantas a partir de tecidos usados como panos, camisolas e gangas, que terão como destino famílias carenciadas e instituições.

No âmbito das ações planeadas, haverá ainda lugar, no dia 22, para duas ações de sensibilização social, destinadas aos colaboradores da Câmara Municipal. Em destaque estarão os programas “Desperdício Zero” e “Processo de Valorização Têxtil”.
No sábado, dia 25, a Câmara Municipal vai ainda promover junto do Mercadinho Ambiental, que estará a decorrer, das 10h00 às 18h00, na Casa de Chá do Parque D. Maria II, o banco de livros municipal. O público em geral é convidado a trazer e a levar livros gratuitamente, numa ação que pretende fomentar a partilha.