Via Panorâmica começa a ganhar forma

20 Novembro 2017

“Uma obra de grande importância para a reorganização do espaço público”. É assim que Joaquim Couto define a empreitada de construção do troço da Via Panorâmica, localizado entre a Avenida Soeiro Mendes da Maia e a Rua Dr. Oliveira Salazar, junto à Fábrica de Santo Thyrso. A obra arrancou esta terça-feira, e vem resolver problemas na circulação automóvel, reaproximando, simultaneamente, a cidade ao rio.

Já está em marcha a empreitada que dará nova vida a uma das principais entradas de Santo Tirso. A construção do troço da Via Panorâmica, localizado entre a Avenida Soeiro Mendes da Maia e a Rua Dr. Oliveira Salazar, junto à Fábrica de Santo Thyrso, arrancou esta terça-feira, e resulta de um investimento da Câmara Municipal de cerca de 1,2 milhões de euros.

“Esta é uma intervenção que irá transformar uma das principais entradas da cidade. Não só pela reorganização do espaço público, já que vem resolver um problema de circulação automóvel, mas também porque funcionará com uma perspetiva ambiental, já que resultará na criação de uma via estruturante com paisagem essencialmente verde, e sem barreiras arquitetónicas”, explica o autarca.

Este “corredor” funcionará desde a Fábrica de Santo Thyrso, passando pela Quinta de Fora até ao Museu Internacional de Escultura Contemporânea. O projeto pretende criar uma nova centralidade, com acessos melhorados e compatíveis com as novas exigências da mobilidade sustentável, já que a ligação da Via Panorâmica à Rua Dr. Oliveira Salazar resultará ainda na criação de uma praça, junto à Fábrica de Santo Thyrso.

Joaquim Couto acrescenta ainda que esta intervenção vem promover a reaproximação da cidade ao rio. “É uma Via Panorâmica sem construção do lado norte, que permitirá uma vista desimpedida para o rio e para a paisagem envolvente, o que hoje não é possível. O nosso objetivo é devolver, cada vez mais e paulatinamente, o espaço público às pessoas, requalificando esses espaços, arborizando a cidade e criando meios alternativos de transporte, por todo o concelho”.

A via panorâmica é um projeto financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte – NORTE2020, com comparticipação através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). A obra tem conclusão prevista para agosto de 2018.