Projeto 'FUTURO:100 mil árvores' premiado com galardão 'O Norte Somos Nós'

12 Dezembro 2017

SANTO TIRSO INTEGRA O PROJETO E JÁ PLANTOU MAIS DE 6 700 ÁRVORES

O projeto da Área Metropolitana do Porto “FUTURO: 100 mil árvores” foi o grande vencedor na categoria de “Sustentabilidade” dos prémios “O Norte Somos Nós”, dinamizados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR), juntamente com o Jornal de Notícias. Parceiro do projeto, Santo Tirso volta assim a dar cartas na área ambiental, com as diferentes atividades desenvolvidas neste âmbito e mais de 6 700 árvores plantadas até agora.

“Orgulhamo-nos de fazer parte deste projeto, que com muito mérito foi premiado com este galardão. Neste âmbito, e enquanto Município parceiro, temos desenvolvido iniciativas que visam atuar na área da educação para um futuro mais sustentável. O papel das autarquias na educação ambiental é fundamental”, explica o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

A decorrer desde 2011, o projeto “FUTURO: 100 mil árvores” tem o desígnio de reflorestar cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reabilitação na Área Metropolitana do Porto (AMP). Só em Santo Tirso, graças a atividades desenvolvidas pelo Município, já foram plantadas mais de 6 700 árvores no Monte Padrão, freguesia de Monte Córdova.

Neste âmbito, e em conjunto com a rede de escolas do concelho, o Município de Santo Tirso tem ainda desenvolvido um conjunto de ações de plantação e manutenção da área reflorestada do concelho, criação de viveiros de plantas nativas e valorização do espaço verde escolar.

Com o primeiro lugar na categoria sustentabilidade, o projeto “FUTURO: 100 mil árvores” ganha assim o reconhecimento do público que votou no concurso “O Norte Somos Nós”, promovido pela CCDRN. Nesta categoria concorreram projetos em matéria de gestão ativa de espaços protegidos e classificados, vocacionados para a promoção do turismo sustentável, e de proteção/celebração da biodiversidade.