Câmara oferece transporte gratuito a alunos da Universidade Júnior

18 Abril 2016

AUTARQUIA ASSOCIA-SE À INICIATIVA DA UNIVERSIDADE DO PORTO

A Câmara Municipal de Santo Tirso associa-se, mais uma vez, à Universidade Júnior, o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário, promovido pela Universidade do Porto. Com o objetivo de facilitar a participação nesta iniciativa, a autarquia assegura transporte gratuito a todos os estudantes do concelho que queiram inscrever-se.

“É um apoio importante, na exata medida que facilita a participação dos alunos das escolas de Santo Tirso nesta iniciativa. Sem esta medida da Câmara, muitos estudantes perderiam a oportunidade de participar em atividades que podem revelar-se importantes na hora de escolher um curso académico”, justificou o presidente da autarquia, Joaquim Couto.

O protocolo aprovado por unanimidade na passada quinta-feira, em reunião do executivo camarário, renova a parceria entre a autarquia e a Universidade do Porto. Esta cooperação permitirá que os alunos de Santo Tirso inscritos nas atividades da Universidade Júnior usufruam de transporte gratuito nas deslocações entre o Município e as faculdades da Universidade do Porto.

A Universidade Júnior constitui o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário, e destina-se aos alunos do 5º ao 11º ano de escolaridade, em época de férias escolares. Neste programa, os alunos têm a oportunidade de conhecer as faculdades da Universidade do Porto, assim como participar em diversas atividades em áreas como as ciências, as tecnologias, as artes ou o desporto.

Com oferta variada, o programa inclui atividades para todas as idades, maioritariamente de duração semanal. Entre 27 de junho e 22 de julho, o “Experimenta Verão” convida os alunos do 5º e 6º ano a experiências como a “Caça às texturas”, pela Faculdade de Belas Artes ou “Uma cidade para os teus olhos”, pela Faculdade de Arquitetura.

Para estudantes do 7º e 8º ano, as iniciativas incluem áreas como Economia, Engenharia, Letras ou Desporto. “Um passeio pelo Litoral de Gaia”, no Parque Biológico de Gaia ou “Investigação Criminal”, no Visiunarium, são algumas das propostas. Dirigidas aos alunos desta faixa escolar há ainda 11 oficinas temáticas, direcionadas para temas mais específicos.

Um “Verão em Projeto” é o programa destinado aos alunos do 9º ao 11º ano que já pensem no curso a seguir, e que pretendam conhecer melhor a sua área científica. Os projetos vão desde as Letras à Psicologia, da Medicina às Ciências da Nutrição, sem esquecer o Desporto e o Direito.

Fundamental na futura profissão é também a capacidade de saber falar várias línguas. Para isso, a Universidade Júnior disponibiliza formação na “Escola de Línguas”, dirigida a alunos do 5º ao 11º ano, que, durante duas semanas, lhes permitirá conhecer ou aperfeiçoar uma língua à escolha. Alemão, Espanhol ou Japonês são alguns dos idiomas disponíveis.

Para além destas atividades, decorre ainda a 12ª Escola de Ciências da Vida e da Saúde, de 5 a 10 de setembro, que possibilita aos alunos do 11º ano a realização de um estágio científico na UP. Entre 4 de julho e 9 de setembro, há ainda espaço para as Escolas de Introdução à Intervenção em Ciências, com cursos, palestras e projetos de investigação.

Os pais e encarregados de educação que queiram usufruir do transporte gratuito, proporcionado pela Câmara Municipal de Santo Tirso, devem manifestar esse interesse junto da Divisão de Educação da Câmara Municipal, através do endereço de@cm-stirso.pt .

Todas as atividades decorrem entre as 09h30 e as 18h00. As inscrições estão abertas de 20 de abril a 12 de junho, e devem ser efetuadas no site da Universidade Júnior, em www.universidadejunior.up.pt , onde também é possível consultar o programa completo.