Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso com nomes mundiais

27 Abril 2016

ZORAN DUKIC, UM DOS GUITARRISTAS MAIS PREMIADOS INTERNACIONALMENTE, É UM DOS ARTISTAS CONVIDADOS

Entre 13 e 28 de maio serão sete concertos, dois workshops e uma masterclass a fazer soar a 23ª edição Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso. Promovido pela Câmara Municipal, com direção artística da ARTAVE, o evento faz a estreia em Portugal de alguns dos maiores nomes da interpretação de guitarra do panorama mundial. Entre eles, Kazuhito Yamashita e a filha Kanahi, com um concerto especialmente pensado para o evento, e também Zoran Dukic, atualmente o guitarrista mais premiado a nível internacional.

“Estamos a falar de um evento que é uma referência e que ajuda a promover o nome de Santo Tirso além fronteiras”, enalteceu o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, esta quarta-feira, durante a sessão de apresentação do programa, que decorreu na Biblioteca Municipal. Além do mais, acrescentou, “esta é uma das marcas de Santo Tirso” que se pretende “potenciar ainda mais”.

A assinalar a sua vigésima terceira edição consecutiva, o Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso volta a marcar a agenda cultural do Município de Santo Tirso e do país, trazendo alguns dos maiores nomes mundiais da interpretação de guitarra a Portugal.

Na apresentação, o diretor da Artave, Alexandre Reis, destacou a "diversidade" e o "núcleo muito forte de instrumentistas, criadores e interpretes" que vão apresentar-se em Santo Tirso, apontando que este Festival Internacional de Guitarra "tem trazido à região e ao país um pouco do que acontece no mundo das artes, sobretudo na guitarra".

Este ano, a iniciativa conta com uma maior diversificação de estilos musicais, com expressões que vão da música popular à música clássica, e com uma maior participação de formações camerísticas. Como solistas, em formações de música de câmara ou em colaboração com a orquestra, os artistas apresentam-se num espaço que se revela único, de difusão e de encontro de ideias e de estéticas no multifacetado universo da guitarra.

Para além dos espetáculos, o Festival mantém a vertente pedagógica. Em destaque estará a realização de uma masterclass de guitarra clássica, lecionada por Xuefei Yang, e de dois workshops, sobre técnicas de percussão na guitarra para o estilo jazz, com Sandro Norton e técnicas de improvisação na guitarra para flamenco, com Grisha Goryachev.

Os sete concertos mantêm-se espalhados por diferentes espaços do Município, nomeadamente no Auditório Padre António Vieira, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso, no Auditório Engenheiro Eurico de Melo e no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves.