Câmara homenageia Maria Lagoa

23 Outubro 2016

ATLETA SAGROU-SE CAMPEÃ MUNDIAL DE LEVANTAMENTO DE PESO OLÍMPICO DIA 2 DE OUTUBRO

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, recebeu, na passada quinta-feira, nos Paços do Concelho, a atleta Maria Lagoa. O reconhecimento surge pelo título de campeã mundial alcançado no dia 2 de outubro, no campeonato do mundo de masters, na modalidade de Levantamento de Peso Olímpico.

“Este é um reconhecimento justo, o de distinguirmos aqueles que se destacam pela excelência do seu trabalho. Neste caso em concreto, a Maria Lagoa pelo resultado de excelência alcançado numa modalidade que sendo menos conhecida, não é por isso menos importante. Este é um feito desportivo que dignifica, não só o concelho, mas também o país”, referiu Joaquim Couto.

“Apoiámos a participação da Maria Lagoa neste campeonato do mundo e a nossa vontade é a de continuarmos a apoiar esta atleta de excelência. Sabemos que esta uma modalidade muito esquecida e vamos tentar ver, nomeadamente junto do Ginásio Clube de Santo Tirso, de que forma podemos todos juntar esforços no sentido de ajudá-la a ter boas condições de treino”, acrescentou.

Maria Lagoa, que começou a praticar halterofilismo há 26 anos, mostrou-se bastante feliz pelo reconhecimento do trabalho de uma vida. “Estou extremamente feliz por ter conquistado este título, que foi ganho com muito suor e sacrifício e pelo momento positivo que estou a atravessar na minha carreira desportiva, depois de um período de muitas contrariedades”.

Depois de uma paragem de 10 anos, a atleta regressou à modalidade em 2011. Habituada a lidar com adversidade, tendo conseguido vencer num desporto maioritariamente praticado por homens e com poucos apoios, a atleta vai continuar a lutar pelo reconhecimento da modalidade.