Câmara levou escritores às Escolas do concelho para estimular leitura

31 Outubro 2016

INICIATIVA ASSINALOU O MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Para assinalar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com a editora “Bruaá”, levou diferentes escritores infanto-juvenis às escolas do concelho. Nos dias 24 e 25 de outubro, os autores apresentaram as suas histórias e ciclo de livros nas diferentes bibliotecas escolares dos agrupamentos de escolas do Município. Objetivo? Dinamizar a leitura, o conhecimento e a criatividade.

Este ano, a comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, com particular atenção para o seu dia, comemorado a 24 de outubro, fez-se por todo o Município de Santo Tirso. A iniciativa “Bruaá nas Bibliotecas Escolares”, promovida pela Câmara Municipal em parceria com esta editora, integrou o convite a um escritor infanto-juvenil que apresentou a história e o ciclo de um (ou vários) livros nas bibliotecas escolares dos agrupamentos de escolas e colégios do concelho.

Nesta sessão, aberta a alunos do 1º, 2º e 3º ciclo, os autores desvendaram o percurso do livro, desde a “ideia” na cabeça do autor até às mãos do leitor. A oportunidade, permitiu aos alunos colocar todas as dúvidas sobre a edição, “desfazer” o livro, ouvir algumas histórias e conhecer uma seleção das mais originais edições que se vão fazendo pelo mundo fora.

A iniciativa, dinamizada pelo escritor Miguel Gouveia, pretendeu dinamizar a leitura, o conhecimento e a criatividade, atendendo a que as bibliotecas escolares são o coração das escolas.

Criada em 2008 pelo autor, em conjunto com Cláudia Lopes, a editora “Bruaá” conta com vários autores de referência mundial no seu catálogo, como Shel Silverstein, Bruno Munari, André François, entre outros. As suas propostas editoriais têm vindo a ser reconhecidas mundialmente, tendo sido traduzidas e publicadas em vários países.