Câmara de Santo Tirso estende transporte escolar gratuito a alunos do ensino articulado

22 Novembro 2016

MEDIDA ABRANGE MAIS 110 FAMÍLIAS DO CONCELHO E TEM UM CARÁTER SOCIAL

Mais 110 famílias do concelho de Santo Tirso vão passar a ter direito a transporte escolar gratuito. A proposta visa abranger os alunos do ensino articulado do Município que, assim, passam a dispor de mais uma medida de caráter social, tomada pela Câmara.

A partir de janeiro de 2017, a Câmara Municipal de Santo Tirso passa a garantir transporte escolar gratuito aos alunos inscritos no ensino articulado que frequentam o Centro de Cultura Musical, com instalações no Colégio das Caldinhas, em Areias. A medida, de natureza social, visa aliviar os orçamentos familiares no que toca a despesas com educação, abrangendo 110 famílias do concelho.

“É mais uma das inúmeras políticas que temos implementado no apoio a alunos que frequentam as escolas do Município, e que se junta, por exemplo, ao alargamento a mais alunos e famílias dos apoios para aquisição de livros ou manuais escolares. Apostamos em criar-lhes as melhores condições de acesso a uma educação de qualidade no concelho”, explicou o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, no final da reunião do executivo municipal, na passada quinta-feira, onde a proposta foi aprovada por unanimidade.

A par de um “pacote” de medidas lançadas para apoiar os alunos e as famílias, nomeadamente a criação do programa MIMAR, destinado a ocupar os alunos do 1º Ciclo durante as interrupções letivas, e a atribuição de passes escolares gratuitos até ao 12º ano de escolaridade, abrangendo mais de 2500 alunos, a Câmara tem também investido no melhoramento do parque escolar do concelho.

Em três anos, 1,6 milhões de euros foram investidos em obras de beneficiação de escolas, bem como já foram aplicados 400 mil euros na remoção de amianto de todos os estabelecimentos de ensino da responsabilidade da autarquia.

Joaquim Couto garante mais investimentos nesta área, a breve prazo. “Temos prevista uma infraestruturação do parque escolar do concelho, na ordem dos 2,8 milhões de euros, no âmbito de candidaturas apresentadas pela autarquia a fundos comunitários. Este valor destina-se a beneficiar a EB1 de Bom Nome, na Vila das Aves, a EB1 Conde S. Bento, a EB S. Martinho e ainda a EB S. Rosendo, em Santo Tirso, e EB Vila das Aves, estas duas últimas da responsabilidade do Ministério da Educação”, conclui.