Skate Parque vai nascer no novo Parque de Geão

13 Dezembro 2016

PROJETO DA CÂMARA DE SANTO TIRSO ENVOLVE REQUALIFICAÇÃO
DE 70 MIL METROS QUADRADOS

Um skate parque, uma área de street workout com capacidade para realização de campeonatos nacionais, um parque infantil e 1,5 quilómetros de percursos pedonais e cicláveis. O projeto que vai dar origem ao novo Parque Urbano de Geão está concluído e envolve uma requalificação de 70 mil metros quadrados e um investimento da Câmara Municipal de Santo Tirso na ordem dos dois milhões de euros.

“Vai ser, com certeza, um projeto com grande impacto nesta zona do concelho, com a criação de equipamentos de desporto e lazer ao ar livre de qualidade, permitindo que o espaço seja usufruído por toda a população”, realçou o presidente da autarquia, Joaquim Couto.

Na sessão de apresentação que decorreu na Escola Básica e Secundária D. Dinis esta segunda-feira, o autarca realçou que o objetivo fundamental desta obra “é promover a coesão territorial da cidade de Santo Tirso”, permitindo “alavancar o investimento privado nesta zona”.

Com uma área de 800 metros quadrados e preparado para a prática de skate, BMX e patins em linha, este foi um dos novos espaços inseridos no projeto do novo Parque Urbano de Geão. A criação de um skate parque, explicou Joaquim Couto, “foi um compromisso eleitoral”, que, agora, irá ganhar forma nesta zona da cidade.

Igualmente inovador no Município de Santo Tirso é a inclusão de um espaço de street workout, numa área de 400 metros quadrados, que permitirá a realização de campeonatos nacionais. Este desporto tem ganho cada vez mais adeptos, “pelo que será uma mais valia para Santo Tirso e para o Parque de Geão”, sublinhou o autarca.

Outra das praças que vai ser criada nesta zona verde da cidade será um parque infantil com 500 metros quadrados, com equipamentos adequados aos mais pequenos.

A intervenção no novo Parque Urbano de Geão envolve uma área total de 70 mil metros quadrados, incluindo trabalhos como a requalificação das margens do rio Sanguinhedo, a construção de um percurso pedonal e ciclável com uma extensão de 1,5 quilómetros. Também em destaque estarão as três esculturas do Museu Internacional de Escultura Contemporânea existentes neste núcleo.

“Houve necessidade de reformular o projeto que estava a ser executado em 2015,de forma a envolver diversas entidades, entre as quais o Ministério do Ambiente, dado tratar-se de uma zona de Reserva Ecológica”, explicou Joaquim Couto, lembrando ainda o diálogo estabelecido com a Escola D. Dinis e a Associação dos Amigos de Sanguinhedo, duas instituições que sairão beneficiadas por este projeto.

Parque de Geão