Câmara promove Cantar dos Reis

02 Janeiro 2017

TRADICIONAL CELEBRAÇÃO DECORRE NOS DIAS 6,7 E 8 DE JANEIRO

Os Agrupamentos de Folclore do Município prometem afinar as vozes e aprumar os trajes, para a tradicional celebração do Cantar dos Reis. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, decorre no dia 6 de janeiro, no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, e nos dias 7 e 8 de janeiro, no Átrio da Câmara Municipal.

O Centro Cultural Municipal de Vila das Aves é o primeiro palco do tradicional “Cantar dos Reis”, no dia 6 de janeiro, pelas 21h00. A noite terá como protagonistas o Grupo Etográfico das Aves, o Grupo Folclórico de São Martinho do Campo, o Rancho Santo André de Sobrado e o Rancho Folclórico de São Salvador de Monte Córdova.

No dia 7, pelas 21h00, o Rancho Etnográfico de Santa Maria de Negrelos, o Rancho Folclórico de São Mamede de Negrelos, o Grupo Etnográfico de São Paio de Guimarei e o Rancho Folclórico de São Tiago de Rebordões convocam todos os “reiseiros” do concelho a estarem presentes no Átrio da Câmara Municipal.

Já no domingo, dia 8, o Cantar dos Reis volta ao Átrio da Câmara Municipal, desta vez pelas 15h00. O espetáculo contará com as atuações do Rancho Folclórico Rosas de São Miguel de Vilarinho, o Grupo Folclórico Infantil e Juvenil da Ermida, o Rancho Folclórico de Santa Eulália de Lamelas, o Rancho Folclórico de S. Pedro de Roriz e o Grupo Folclórico de Santa Cristina do Couto.

Cumprindo a tradição, com a qual se assinala o nascimento de Jesus, o Cantar dos Reis traduz-se num momento de estímulo e defesa do património imaterial. De cariz religioso, cultural e social, revela-se na sua forma mais autêntica e genuína, através das letras, a música e do trajar.

A entrada é livre.