Câmara apresenta voto de pesar pelo falecimento de Mário Soares

16 Janeiro 2017

A Câmara Municipal de Santo Tirso prestou na passada quinta-feira, em reunião de Câmara, um voto de pesar pelo falecimento de Mário Soares. Para o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto, “perde-se um humanista, um símbolo de Portugal, um homem universal”.

O executivo municipal prestou, na passada quinta-feira, no período antes da ordem do dia da reunião de Câmara, um voto de pesar pelo falecimento de Mário Soares.

“Portugal e os portugueses devem a Mário Soares o combate contra a Ditadura, o combate pela Democracia antes e depois do 25 de abril, a Europa e o prestígio conquistado para o país no Mundo. Soares era dotado de uma coragem e firmeza invulgares, de uma determinação ao alcance de poucos. Resistiu, combateu, foi preso, perseguido, exilado e deportado. Dotado de uma cultura acima da média e de uma visão progressista, Mário Soares foi um europeísta convicto, um defensor de uma Europa solidária, fraterna e promotora da igualdade e da justiça social” referiu Joaquim Couto.

Acrescentando que “antes mesmo de ser o homem da liberdade a que todos nos vergamos, Mário Soares era um homem livre, um homem livre que nos deu a Liberdade. Um humanista e um homem universal. Aliás, a vida de Mário Soares confunde-se, em boa medida, com a luta pela Liberdade e pela Democracia, em suma, pela defesa dos Direitos Humanos. Perde-se um símbolo da Liberdade e da Democracia. Mário Soares é e será sempre um símbolo de Portugal”.