'Horta Urbana' de Santo Tirso prestes a nascer

21 Fevereiro 2017

PROJETO VENCEDOR DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM 2014 VAI SERVIR FAMÍLIAS E INSTITUIÇÕES DO CONCELHO

Está quase concluído o projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem 2014, promovido pela Câmara Municipal. Resultado de um investimento de cerca de 190 mil euros, a Horta Urbana de Santo Tirso servirá como espaço de cultivo para as famílias e instituições do município.

A Horta Urbana de Santo Tirso, projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem, está prestes a nascer nos terrenos da Fábrica de Santo Thyrso. Apresentada por três jovens do município na edição de 2014, a proposta está a ser executada a bom ritmo pela Câmara Municipal, e permitirá que a população do concelho possa cultivar e usufruir dos produtos dali resultantes.

“Estamos agora na fase de criação de um regulamento, que está praticamente pronto, para a atribuição dos lotes a cada interessado. A parte mais importante já está feita, que são as infraestruturas. Agora só é necessário repor a terra e pavimentos, que é um processo mais rápido”, explicou aos jornalistas o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto, em visita ao local na última quinta-feira.

Marta Ferreira, uma das autoras do projeto vencedor, revelou o entusiasmo em ver cada vez mais perto o resultado final. “Neste momento todos os pormenores estão a ser ultimados, e seguir-se-á um processo de inscrições. Depois disso, terá lugar a formação das pessoas, e posteriormente a concretização do principal objetivo: o cultivo dos terrenos”.

O projeto, cujo investimento é de cerca de 190 mil euros, contemplará uma parte para cultivo destinada às famílias e outra às instituições do concelho. A Horta Urbana resultará num terreno com 60 talhões, com dimensões de 30 metros quadrados, e tem conclusão prevista para abril deste ano.