Três vítimas em incêndio na Câmara de Santo Tirso

07 Março 2017

SIMULACRO MARCOU O ARRANQUE DAS COMEMORAÇÕES DO DIA DA PROTEÇÃO CIVIL

Um simulacro de incêndio na Câmara Municipal marcou, na passada quarta-feira, o arranque das comemorações do Dia da Proteção Civil em Santo Tirso. Mais de uma centena e meia de colaboradores estiveram envolvidos no incêndio que deflagrou no interior do edifício dos Paços do Concelho, do qual resultaram três vítimas.

Mais de uma centena e meia de colaboradores da Câmara de Santo Tirso foram evacuados, na sequência de um incêndio no primeiro piso do edifício. O simulacro marcou o arranque das comemorações do Dia da Proteção Civil no Município.

“A Câmara Municipal quis assinalar o arranque das comemorações do Dia da Proteção Civil dando o exemplo daquilo que qualquer empresa deve fazer, ou seja, trabalhar o seu plano de segurança interno. É isso que pretendemos com esta ação, implementar medidas de auto- proteção, o que significa organizar todos os serviços e todas as pessoas internamente para que, sempre que houver algum tipo de situação como esta, saibam aquilo que têm de fazer”, explicou aos jornalistas o vereador Adjunto, Alberto Costa.

Este foi o primeiro simulacro a decorrer na Câmara Municipal de Santo Tirso, com o objetivo de testar o plano de emergência interno. O simulacro contemplou três vítimas: duas com sintomas de intoxicação pelo fumo, e a terceira vítima de intoxicação e queimaduras. Todas foram transportadas para o Hospital de Santo Tirso.

O incêndio teve origem no Piso 1, na sala 25 de Abril, sendo detetado pela presença de fumo, pelos ocupantes do edifício. Pela sua dimensão e complexidade, o incêndio não foi extinto pela equipa de primeira intervenção, levando à necessidade de evacuação total do edifício.

Neste simulacro de incêndio estiveram envolvidos um conjunto de meios de oito veículos, as três corporações de Bombeiros do concelho, o Serviço Municipal de Proteção Civil, a PSP, a GNR e a Polícia Municipal.