Câmara Municipal e Ministério da Saúde vão requalificar Centro Hospitalar do Médio Ave

14 Março 2017

ANÚNCIO FOI FEITO ESTA SEGUNDA-FEIRA PELO MINISTRO DA SAÚDE, ADALBERTO CAMPOS FERNANDES, DURANTE O FÓRUM NACIONAL DO SNS NA FÁBRICA DE SANTO THYRSO

A Fábrica de Santo Thyrso recebeu, esta segunda-feira, o Fórum Nacional do Serviço Nacional de Saúde-SNS. Mais de 700 profissionais de saúde vindos de todo o país reuniram-se para dar conta das atividades realizadas pelas Coordenações Nacionais da Reforma do SNS, num momento que contou com o anúncio de requalificação e reintegração de serviços no Centro Hospitalar do Médio Ave, feito pelo Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

“Vou aproveitar esta vinda a Santo Tirso, e a reunião com o presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, para começarmos a dar expressão prática àquilo que são já compromissos assumidos. Aliás, para pôr em prática aquilo que é já um protocolo assinado”. Foi com estas palavras que Adalberto Campos Fernandes confirmou a ação do governo para a reintegração de serviços no Centro Hospitalar do Médio Ave. O ministro da Saúde marcou presença na Fábrica de Santo Thyrso, esta segunda-feira, que juntou mais de 700 profissionais de saúde vindos de todo o país para participarem no Fórum Nacional do SNS. Um evento promovido pelo Serviço Nacional de Saúde em parceria com a Câmara Municipal, dedicado ao tema “Reformar, Transformar, Modernizar”.

“Este é um protocolo alargado, que tem prevista a reabilitação e recuperação do Centro Hospitalar do Médio Ave, bem como a cooperação da autarquia noutros domínios. A intervenção na saúde local não se esgota nos hospitais, e por isso mesmo é preciso perceber qual é a importância que as autarquias têm numa dimensão mais comunitária, relacionada com os comportamentos e com a promoção da saúde”, explicou aos jornalistas.

Por sua vez, Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal, elogiou o intenso diálogo entre a ARS Norte, o ACES Santo Tirso e o Ministério da Saúde, que começa a dar frutos. “A Câmara Municipal vai tratando das questões regionais e locais, e portanto os melhoramentos no Hospital, a cooperação com o ACES e com os Centros de Saúde, a cooperação ao nível do Plano Municipal de Saúde, tudo isso está a acontecer, como é do domínio público, e vai continuar. Por outro lado, ao nível de um investimento mais pesado, há o compromisso por parte do ministro da Saúde e do secretário de Estado, no sentido de acelerar esse processo e de rapidamente pôr em marcha esse investimento, que será comparticipado em 15% por parte da Câmara Municipal, e em 85% por fundos comunitários”.

Entre as reformas em marcha, está a requalificação interna do antigo edifício das consultas externas, no sentido de aumentar os serviços de saúde locais, como a criação de uma unidade de fisioterapia. Para breve, está ainda previsto o funcionamento de uma unidade de Saúde Oral, resultado de um protocolo entre a Câmara Municipal e o Centro Hospitalar do Médio Ave, num investimento da autarquia de cerca de 50 mil euros.

Segundo Pimenta Marinho, presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, apesar da necessidade de melhoria das condições do Centro Hospitalar do Médio Ave reconhecida pelo ministro da Saúde, no que às listas de espera diz respeito, a situação está melhor do que há um ano.

“No último ano nota-se uma maior confiança no Centro Hospitalar do Médio Ave. Há mais médicos aqui a trabalhar, mais enfermeiros, mais profissionais e, por isso mesmo, há uma resposta mais atempada às necessidades dos cidadãos. Nesse seguimento, a redução da lista de espera, quer para consulta externa quer para cirurgia, apesar de melhorada, continua a ser um objetivo”.

O Fórum Nacional do Serviço Nacional de Saúde deu conta das atividades realizadas pelas Coordenações Nacionais da Reforma do Serviço Nacional de Saúde, estando em destaque e análise as reformas levadas a cabo nas áreas dos Cuidados de Saúde Primários, Cuidados de Saúde Hospitalares e Cuidados Continuados Integrados, bem como a apresentação de projetos relevantes, no âmbito da Comissão da Reforma da Saúde Pública Nacional; da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos; da Coordenação Nacional para Projetos Inovadores em Saúde; da Coordenação estratégica. Na ordem do dia esteve ainda a avaliação dos novos programas horizontais — “Educação para a Saúde, Literacia e Autocuidados” e “Prevenção e Gestão da Doença Crónica”; e Coordenação da Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde 2020.

Fórum Nacional SNS_