Câmara de Santo Tirso oferece aos mais novos Páscoa recheada de atividades

28 Março 2017

MANHÃS DESPORTIVAS, ATELIÊS E PROGRAMA MIMAR SÃO ALGUMAS DAS INICIATIVAS GRATUITAS

A Câmara Municipal de Santo Tirso tem programado para as férias da Páscoa um vasto conjunto de atividades, destinadas aos mais jovens. Entre as várias propostas, como as “Manhãs Desportivas”, as iniciativas gratuitas passam pelo desporto, oficinas de expressão plástica, cinema e uma nova edição do programa “Mimar”.

São várias as atividades propostas aos mais jovens nestas férias da Páscoa, que lhes permitirão ocupar os tempos livres em Santo Tirso. De 5 a 18 de abril, o Centro Cultural Municipal de Vila das Aves recebe as “Oficinas de Páscoa”, iniciativa destinada a crianças entre os quatro e os oito anos. Nestas oficinas de expressão plástica, os mais pequenos terão a oportunidade de elaborar coroas e ovos de Páscoa, bem como criar um quadro com um coelhinho em patchwork embutido.

O cinema também é destaque. “Entrelaçados”, “Blinky Bill: o filme”, “Zootrópolis” ou “A Viagem de Arlo” são alguns dos filmes que prometem fazer os miúdos sonhar. E na linha das histórias, as “Oficinas de Páscoa” trazem também vários momentos da “Hora do Conto”, que incluem obras como “A Galinha dos Ovos de Ouro” e “A Lebre e a Tartaruga”. O programa completo pode ser consultado em www.cm-stirso.pt. Participação sujeita a marcação prévia.

A Biblioteca Municipal também convida a pôr “Mãos à Obra”, desta vez a crianças e seniores. Dias 04 e 11 de abril, pelas 10h00, os interessados poderão participar numa Oficina de Expressão Plástica, com atividades alusivas a esta época festiva. Duração de 90 minutos.

De regresso ao Pavilhão Desportivo Municipal entre 05 e 18 de abril estão as “Manhãs Desportivas”, orientadas para jovens residentes no concelho com idades entre os 10 e os 16 anos. Com o objetivo de estimular a prática de atividade física nesta faixa etária, promovendo a ocupação dos seus tempos livres e o convívio entre todos os participantes, a iniciativa integra atividades como futebol, basquetebol, voleibol, andebol, ténis, badminton, ténis de mesa e natação. As atividades decorrem das 09h30 às 12h30. Inscrição obrigatória através do site www.manhas.santotirso.pt .

Paralelamente às diferentes atividades, a Câmara de Santo Tirso promove ainda uma nova edição do programa MIMAR. Este ano, a iniciativa decorre nos dias 5,6,7,10,11,12,13 e 18 de abril (oito dias) e contará, como habitualmente, com um conjunto de diferentes atividades lúdicas, de ordem desportiva, cultural e artística, bem como visitas a alguns locais do concelho.

O programa MIMAR foi criado pela Câmara Municipal de Santo Tirso em 2013. Tem como objetivo ir ao encontro das necessidades dos pais e encarregados de educação, no acompanhamento e formação dos seus educandos nos períodos de interrupção letiva. De cariz gratuito e com uma vertente social, esta iniciativa oferece o almoço aos alunos mais carenciados, que beneficiam de ação social escolar, e abrange, desde 2015, as unidades de multideficiência existentes no Município.

Todas as atividades têm caráter gratuito.