Câmara de Santo Tirso juntou mais de 1500 pessoas para prevenir maus tratos na infância

10 Abril 2017

CAMINHADA NOTURNA FOI ORGANIZADA EM PARCERIA COM A CPCJ

Mais de 1500 balões led encheram o céu de azul néon, na noite da passada sexta-feira. Sob o mote “À luz dos Afetos”, a caminhada noturna promovida pela Câmara Municipal, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens-CPCJ, assinalou o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância em Santo Tirso.

“À luz dos Afetos”. Foi sob este mote que Santo Tirso assinalou o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, na passada sexta-feira. Mais de 1500 pessoas quiseram juntar-se a esta causa, numa caminhada noturna entre a Praça 25 de Abril e o Parque Urbano Sara Moreira.

“Esta é uma iniciativa que reúne um grande número de pessoas, e que tem como grande objetivo sensibilizar a opinião pública contra a violência nos jovens e nas crianças. Simultaneamente, pretende demonstrar que, juntos, vamos fazer o que pudermos para evitar esses cenários, e que, particularmente no caso da Câmara Municipal, estamos aqui para trabalhar. Apraz-me dizer que a população de Santo Tirso é, sem dúvida, muito solidária, e que ao longo do tempo tem manifestado uma grande adesão para todas as causas sociais”, explicou aos jornalistas o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto.

Em Santo Tirso, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens garante o bem-estar e o desenvolvimento integral dos jovens do concelho. No entanto, e de acordo com Joaquim Couto, a violência contra as crianças e jovens tem vindo a aumentar.

“Mesmo com uma Comissão de Proteção de Crianças e Jovens que trabalha intensivamente, a verdade é que a referência e o registo do fenómeno de violência contra crianças e jovens tem vindo a aumentar, muito pela situação de crise que o país viveu, mas também pela maior insegurança no emprego e nas condições financeiras. Daí que iniciativas como esta tenham a maior pertinência, pois são uma chamada de atenção para esta situação”, acrescentou.

Com chegada ao Parque Urbana Sara Moreira, a Caminhada Noturna terminou com a largada de balões azuis, cor associada a esta temática.