Santo Tirso no TOP 10 dos municípios com melhor presença na internet

09 Maio 2017

MUNICÍPIO EM 1º LUGAR NO CRITÉRIO “TIPO E ATUALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS”, AVALIADO PELA UNIVERSIDADE DO MINHO

A informação atualizada e os conteúdos de interesse deram a Santo Tirso o pódio no ranking de presença na internet entre as autarquias, num estudo realizado pela Universidade do Minho. Para além do 1º lugar no critério tipo e atualização de conteúdos, a autarquia garantiu ainda o 3º prémio no critério acessibilidades, navegabilidade e facilidade de utilização. No ranking global, Santo Tirso está no top 10.

Entre as 308 Câmaras Municipais do país, Santo Tirso é nº1 no que toca ao tipo e atualização dos seus conteúdos na internet, um dos critérios de avaliação do Índice da Presença na Internet. O estudo feito pela Universidade do Minho foi apresentado no passado dia 5 de maio, em Lisboa, e contou com a presença do secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.

Para além do pódio no ranking “Tipo e Atualização de Conteúdos”, o Município de Santo Tirso arrecadou ainda o 3º lugar no ranking de acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização dos sítios Web.

“É um prémio que nos orgulha enquanto Câmara Municipal, na medida que também ao nível das plataformas digitais conseguimos estar um passo à frente. A internet assume-se, cada vez mais, como meio privilegiado e de fácil acesso à informação, nas suas diferentes amplitudes, e é para nós essencial que os cidadãos possam ter disponível, à distância de um clique, toda a informação que necessitem, e que isso os mova também a uma participação mais direta nos assuntos do nosso Município”, afirma Joaquim Couto.

Neste estudo foram avaliados critérios como o tipo de conteúdos disponibilizados pelas Câmaras, a acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização dos sítios Web, os serviços “online” disponíveis para os cidadãos e os meios que permitem a participação dos munícipes nos assuntos da autarquia.

De acordo com Luís Miguel Ferreira, um dos autores do estudo, “as Câmaras Municipais têm vindo a registar progressos significativos em termos globais, nos serviços que prestam e na interação com os munícipes através da internet”, entre as quais se destaca a autarquia de Santo Tirso.

Além do ranking global, no qual Santo Tirso ocupa o 10º lugar, entre 308 municípios, foi ainda apresentado um ranking por cada um dos critérios analisados, ambos correspondentes ao período entre novembro de 2016 e janeiro de 2017.