Fluxo de Passageiros aumentou 37 por cento na Estação de Comboios de Santo Tirso

15 Maio 2017

LIGAÇÃO DO ALFA PENDULAR LISBOA/GUIMARÃES COMPLETOU UM ANO DE FUNCIONAMENTO

Num ano, a circulação do Alfa Pendular na linha Lisboa/Guimarães e do intercidades aumentou o fluxo de passageiros com entrada ou saída em Santo Tirso em 37 por cento. Um número, segundo o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, “que demonstra a utilidade desta ligação”, na “melhoria da mobilidade para a população”.

Desde 1 de maio de 2016 até 30 de abril de 2017, o fluxo de passageiros com entradas ou saídas na estação de Santo Tirso aumentou 37 por cento, face ao período homólogo do ano anterior. Os dados são fornecidos pelas pela CP-Comboios de Portugal, numa altura em que a ligação Lisboa/Guimarães e Guimarães/Lisboa assinalou um ano de existência.

Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, este é um número “muito positivo” e que traz grandes benefícios a Santo Tirso: “Desde o início de mandato que lutámos pela passagem do Alfa Pendular no concelho, e esta foi uma vitória, que está na linha do que temos previsto para melhorar a qualidade de transportes na região e sub-região do Vale do Ave”.

“Em apenas um ano, os resultados com este serviço estão à vista, o que comprova a melhoria na mobilidade da população e não só: o impacto na economia local, nomeadamente ao nível do turismo, que se junta à nossa posição estratégica”, realça.

O Alfa Pendular sai da estação de Santa Apolónia, todos os dias, às 8h00, com paragem em Santo Tirso pelas 11h30, e chega a Guimarães às 11h53. No sentido inverso, parte de Guimarães às 16h55, para em Santo Tirso às 17h19 e chega a Lisboa, Santa Apolónia, às 20h40.

Relativamente aos preços dos bilhetes, uma viagem entre Lisboa e Santo Tirso custa 45,50 euros em classe, conforto e 31,80 euros em classe turística. Se forem adquiridos uma semana antes, podem ficar por 27,50 euros (conforto) e 19,50 (turística).