Primeiro Skate Park de Santo Tirso nasce em Geão

07 Junho 2017

OBRAS JÁ ARRANCARAM E ESTARÃO PRONTAS EM AGOSTO

Vai ser o primeiro equipamento a nascer no futuro Parque Urbano de Geão e o primeiro do género em Santo Tirso. A construção do Skate Park já arrancou. Em agosto, como avançou o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto, “estará preparado para a prática de skate, BMX e patins em linha”.

Terá uma área de 1200 metros quadrados, capacidade de acolher, em simultâneo, 90 praticantes e vai permitir a realização de diversas iniciativas, nomeadamente a organização de competições e demonstrações de diferentes modalidades.

“Estamos a falar de um equipamento de qualidade. Em 2013 comprometemo-nos a criar um skate park no concelho. Pois bem. As obras já arrancam e estarão concluídas em agosto”, realçou Joaquim Couto, dando conta do investimento da Câmara de Santo Tirso neste projeto: perto de 160 mil euros.

Para Joaquim Couto, o skate park é ainda um bom exemplo de como deve funcionar o desenvolvimento dos projetos. “Ouvimos os jovens do concelho, que deram vários aportes importantes ao arquiteto da obra, nomeadamente de forma a não restringirmos o equipamento à prática do skate e incluirmos outras modalidades como BMX e os patins em linha”.

Alexandre Santos, 19 anos, praticante de BMX, é um dos jovens que acompanhou de perto o processo de desenvolvimento. “Penso que este projeto final, depois dos contributos que demos ficou bastante bom”, refere.

O primeiro skate park de Santo Tirso estará concluído em agosto. Construído em betão moldado, no coração da Quinta de Geão, este equipamento estará adequado à prática de Skateboarding, BMX Freestyle e Inline agressive (patins em linha), nas vertentes mais praticadas em Portugal: “Street Skate e Transition” (rampas).

O skate park está projetado para oferecer um conjunto de rampas capazes de responder às diferentes modalidades praticadas neste espaço, nomeadamente:

1. “Quarter Pipe” – diferentes linhas de rodagem que proporcionam aos praticantes um ritmo de aprendizagem excelente e uma grande diversidade de opções aos mais experientes;
2. “Zona de Rail’s e Curb’s c/ Kink” – linhas de rodagem e saída;
3. “Spine” – linhas de rodagem e saída;
4. “Jump Box” – plataforma do bowl com um pequeno step up para a zona de street;
5. “Fun Box com Rail e Curb” – rampa delta com corrimão e murete de deslize;
6. “Manual Pad e Curb” – mesa de manual e murete de deslize;
7. “Bank com Curb – bank e muretes de deslize direcionais às diferentes plataformas;
8. ”Escadaria com Rail e Curb’s” – zona de obstáculos com linhas de rodagem e saída;
9. “Euro Gap e Manual Pad” – zona de aprendizagem e desenvolvimento de capacidades dos novos praticantes e aperfeiçoamento dos skater’s;
10. “Quarter Pipe Inclinado” – zona com diferentes alturas, cantos e rampas e vários hip’s (angulações);
11. “Bowl” – rampa muito procurada pelos praticantes de BMX, zona de maior projeção para a execução de manobras;